bigmac

 

1. O sanduíche foi criado em 1967 pelo dono de uma franquia da lanchonete, o norte-americano Jim Delligatti. Em 1968, entrou oficialmente nos cardápios do McDonald’s.

 

2. O Big Mac é o único item disponível em toda a rede. Ele possui o mesmo nome em todo o mundo, exceto pela versão indiana, que, feita com hambúrguer de frango, chama-se Chicken Maharaja Mac.

 

3. O lanche possui 490 calorias, 25 gramas de gordura, 23 gramas de proteínas e 45 gramas de carboidratos. Ele pesa 204 gramas e tem 9,65 centímetros de diâmetro.

 

4. Um Big Mac leva 103 segundos para ficar pronto. Entre 4 e 8 pessoas participam do processo de preparo, venda e entrega de um sanduíche.

 

5. É o item do cardápio da rede mais vendido no Brasil. São comercializados em média 60 milhões de Big Macs por ano, ou 6.600 a cada hora, no país. Em 25 anos, todos esses lanches enfileirados corresponderiam a 57.000 quilômetros. Isso equivale a uma volta e meia ao redor da Terra.

 

6. A primeira loja McDonald’s a produzir Big Macs no Brasil foi a da rua São José, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

 

7. O jingle “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim” foi lançado nos EUA em 1974, mas só começou a ser veiculado no Brasil em 1983. Todos os sete ingredientes são os mesmos desde a criação do sanduíche.

 

8. A alface americana, conhecida nos EUA como “iceberg”, começou a ser produzida no país por causa do Big Mac. Outros tipos de verdura não combinaram com o sanduíche, e a rede de fast food deu início à plantação do gênero para atender à demanda.

 

9. O Big Mac tem tanta importância ao redor do mundo que a revista The Economist lançou, em 1986, o Índice Big Mac, que se baseia no preço do sanduíche para estimar o poder da moeda de cada país.

 

10. Em março de 2005, a imprensa divulgou que o McDonald’s pagou artistas de rap para colocar o Big Mac nas letras de suas músicas. A rede também prometeu pagar 5 dólares toda vez que uma rádio norte-americana tocasse uma música cuja letra tivesse o nome do sanduíche.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.