volei

 

1. A rede de vôlei tem 2,43 (masculino) e 2,24 metros (feminino) metros de altura.

 

2. Durante uma partida, um jogador dá de 60 a 80 saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.

 

3. Uma cortada do jogador Marcelo Negrão atinge uma velocidade de até 108 km/h. A velocidade de levantamento de bolas de Maurício é de 43,2 km/h.

 

4. Fernanda Venturini nasceu com a perna esquerda um centímetro mais curta que a direita. Por isso, ela é obrigada a usar uma palmilha especial.

 

5. O jogo foi inventado em 1895, na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo professor William George Morgan. No começo, chamava-se mintonette, e era praticado com uma câmara da bola de basquete e uma corda no lugar da rede. 

 

6. Antes do estouro do vôlei, durante os anos 80, a Seleção Brasileira se resumia num único grande jogador. A dinastia de Antônio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos. Uma trajetória exemplar, iniciada aos 17 anos, em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro Jogos Pan-americanos. Participou também de quatro Mundiais e quatro Olimpíadas.

 

7. Com uma vitória sobre a Itália por 3 sets a 0, no dia 1 de agosto de 2004, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou pela quarta vez o Grand Prix mundial e se tornou a equipe com o maior número de títulos na competição.

 

8. O jogador Bernard, criador do saque “jornada nas estrelas”, tornou-se o primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama do vôlei em julho de 2005.

 

9. O vôlei é o segundo esporte mais popular do mundo. Só perde para o futebol.

 

10. O primeiro campeonato mundial de vôlei masculino aconteceu em 1949. As mulheres só começaram a competir em 1952.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.