papafrancisco

 

1. A função do papa é vitalícia, e nenhum papa se aposentou na história da Igreja.

 

2. O papa é o soberano do Estado do Vaticano. Mas tem muitos outros títulos espirituais: bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de São Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régio metropolitana de Roma.

 

3. Além de comandar uma legião de fiéis pelo mundo, o Papa ainda tem que administrar a “casa” católica. É ele que nomeia os bispos e cardeias, canoniza santos e resolve problemas “internos” do Vaticano.

 

4. O primeiro pontífice a trocar seu nome foi o Papa João II. Ele se chamava Mercúrio, nome de uma divindade pagã. A partir de então, a Igreja passou a estimular a prática, para evitar que seu líder tivesse um nome não-cristão. A escolha é pessoal e costuma revelar os rumos do próximo papado. 

 

5. Em 1978, na sucessão do papa Paulo VI, o cardeal italiano Albino Luciani foi eleito e se transformou no papa João Paulo I. Morreu 34 dias depois de sua posse.

 

6. João é o nome mais recorrente, com 23 papas na história. Não houve até hoje um Pedro II, uma vez que adotá-lo seria um sinal de soberba. João Paulo I foi o primeiro na história a escolher um nome composto. Sua escolha sinalizava o desejo de seguir o caminho de reformas no estilo de pontificado de seus antecessores.

 

7. Em 14 de março de 2004, João Paulo II se tornou o 3º na lista de sumo-pontífices que estiveram à frente da Igreja Católico por mais tempo. O primeiro é São Pedro (apesar da duração de seu reinado ser incerta, a tradição diz 33 anos) e o segundo, Pio IX (31 anos e 7 meses).

 

8. Foi anunciado pela imprensa em março de 2006 que, durante a primeira visita feita pelo Papa Bento XVI à Rádio Vaticano, o sumo-pontífice havia ganhado de presente um iPod. O mimo bancado pelos funcionários veio recheado com a programação da rádio em inglês, italiano e alemão, além de músicas de compositores como Beethoven, Mozart, Chopin, Tchaikovsky e Stravinsky.

 

9. O Papa possui um contingente de 110 homens especificamente treinados para protegê-lo. A Guarda Suíça, o menor exército do mundo, foi criada em 22 de janeiro de 1506 pelo então Papa Julio II. O pontífice negociou um ano antes com a Suíça o envio de voluntários para fazerem sua segurança pessoal. Desde sua criação, a Guarda mantém a tradição de usar o mesmo uniforme azul e dourado de estilo renascentista, e avisa: não tem intenção de mudá-lo.

 

10. Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao papado. Foi a primeira vez em 600 anos que isso aconteceu. A idade avançada (85 anos) e a saúde frágil foram as justificativas de Bento XVI.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.