Agora você vai saber algumas verdades da história do Brasil que a tia Teteca não te contou na escola. Confira agora 10 curiosidades sobre Tiradentes que você não aprendeu na escola.

 

10. Amigo do barbeiro
Com certeza a imagem que você viu na escola de Tiradentes foi barbudo. Mas diferente do que mostram as imagens dos livros didáticos, Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos. Por ser militar, o máximo que poderia usar era um discreto bigode. Na hora do enforcamento, ele estava de cabelo raspado e barba feita.

9. Então por que o retrato com barba?
Coisas da época. A primeira pintura oficial de Tiradentes data de 1890, de autoria de Décio Villares, apresenta Tiradentes como Jesus Cristo, com barbas e cabelos longos.

8. Perdeu a cabeça
É verdade que após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sua cabeça ficou exposta em um poste, em praça pública. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais encontrada. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.

7. Um mineiro carioca
Apesar de ser mineiro, foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a melhorias urbanas na cidade, idealizando o abastecimento regular para a população, a construção de moinhos e serviços de barcas de transporte de passageiros. Era um cara sangue bom!

6. Ele não é um herói
Não foi a morte que o transformou em um herói. Tiradentes só foi reconhecido como tal 98 anos após sua morte. Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e anti-monarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890.

5. Órfãos
Apesar de não ter se casado, Tiradentes deixou dois filhos: João, que teve com a mulata Eugênia Joaquina da Silva e Joaquina, fruto de seu relacionamento com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo. Ele deixou herdeiros sim!

4. Ele era um multifuncional
Além de ter trabalhado como dentista, Tiradentes foi também tropeiro, minerador e até engenheiro. Entrou para a 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.

3. Fofoca da época
Dizem as bocas de Matilde que Tiradentes era alto, magro e muito feio.

2. Últimas palavras
“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte, porém, alguns relatos não oficiais, dizem que, após subir os 21 degraus para chegar à forca, ele teria dito ao carrasco “seja rápido.”

1. Patrono cívico da nação
Tiradentes é o “patrono cívico da nação”, ou seja, o único brasileiro que tem sua data de morte como feriado nacional. É também um dos nomes mais citado no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador. Legado!

 

Fonte: Lista 10.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.