Atualmente, é uma coisa comum para as pessoas dizerem que eles têm uma fobia. Normalmente , você esperaria que fosse algo como o medo das aranhas (arachnophobia), o medo de sair (agorafobia) ou o medo das alturas (acrofobia) para citar apenas alguns exemplos. No entanto, de vez em quando, você tropeça em alguém que tem um medo muito real de algo um pouco incomum…
10 – Efebiphobia – Medo da Juventude
Embora possa ser difícil acreditar às vezes, todos e cada um de nós tem sido jovem em algum momento de nossas vidas! Isso é o que torna o medo da juventude ainda mais incomum. Pensa-se que é causado pelo retrato negativo da mídia de adolescentes e jovens, levando as gerações mais velhas a terem medo em torno deles. Se você está sofrendo com isso, não se preocupe. Nem todos os jovens são ovos ruins.
9 – Optophobia – Medo de abrir os Olhos
Piscar – o que efetivamente está abrindo e fechando os olhos – é um reflexo que o corpo faz involuntariamente. Para as pessoas que sofrem de Optophobia, deve ser torturante. Pode ser desencadeada por testemunhar um evento traumático, ver algo perturbador, ou apenas qualquer coisa que não seja agradável de ver. É muito humilhante que algo que a maioria de nós dê por garantido pode causar em outras pessoas tanto sofrimento.
8 – Ergofobia – Medo de Trabalhar
Embora está seja uma fobia real, seu chefe não é susceptível de acreditar que você é um sofredor se você tentar usá-lo para ignorar o trabalho. A ergofobia nem sempre é apenas relacionado ao trabalho em si ou a encontrar um emprego – pode abranger toda uma série de coisas, como o medo do fracasso e a ansiedade social, também.
7 – Hippopotromonstrosesquipedaliophobia – Medo de palavras longas
É irônico que o termo para o medo de palavras longas contenha tantas letras em si – você teria pensado que isso exasperaria o medo! Francamente, olhar para o nome dessa fobia é bastante intimidante, então não é surpresa que algumas pessoas possam criar um medo de palavras grandes. Seu palpite é tão bom quanto o meu sobre como pronuncia-lo!
6 – Heliphobia – Medo do Sol
é bem sabido que o sol tenha tantas propriedades benéficas para a nossa pele, saúde e felicidade geral. Infelizmente, algumas pessoas experimentam problemas depois de não terem exposição suficiente ao sol; às vezes isso é causado por um medo do próprio sol. Quando tanta importância é colocada no verão e desfrutando um clima agradável ao ar livre, deve ser terrivelmente frustante não poder participar.
5 – Geniophobia – Medo de Chins
Essa é uma fobia bastante infeliz, como todos nós temos um queixo. Não há como escapar, o que significa que há pouco alívio. Dito isso, não é incomum ter medo de uma parte do corpo – Joelhos, cotovelos, botões da barriga e as mãos são todas as causas comum de fobia. A boa notícia é que há tratamento, pois o medo do peito pode dificultar a interação com as pessoas.
4 – Xanthophobia – Medo da cor Amarela
A cor amarela está ao nosso redor, de rótulos de descontos em supermercados para flores até o próprio sol. Todas essas coisas podem causar extrema ansiedade para os sofredores de Xanthophobia, como qualquer coisa que seja amarela. Os temores de outras cores também são possíveis (de fato, a cromatobia é o medo das cores em geral), mas por algum motivo o amarelo parece causar mais medo do que outros.
3 – Uranophobia – Medo do Céu
Para muitas pessoas, o céu é algo a aguardar, como o pote de ouro no final de um arco-íris. No entanto, para outros, é o oposto completo. A uranofobia também pode ser ligada a outros medos relacionados à morte e à vida após a morte – mais especificamente, sendo julgado após a morte.
2 – Deipofofia – Medo das conversas durante as Refeições
Você conhece alguém que não é muito falador quando come? Você pode não ter considerado que eles não são apenas absorvidos em seus alimentos: eles podem estar sofrendo de um intenso medo de falar durante as refeições com alguém com esta fobia, aproveite ao máximo! Dá-lhe uma oportunidade para se encaixar na sua refeição e aproveite-a ininterruptamente.
1 – Pentheraphobia – Medo de sua Sogra
Tenho certeza que todos sofreram medo de sua sogra em algum momento. Os sofredores vão fazer tudo o que podem para evitar as mães de seus cônjuges! Brincadeira de lado, essa é uma fobia séria; Há vários outros relacionados a pais-de-pais ou outros sogros, também. Geralmente, está ligada a ter sofrido um trauma, o que torna possível uma das fobias mais tristes de todos.
Fonte: À toa na Net.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.