horariodeverao

Acredite se quiser, mas quem primeiro idealizou o horário de verão foi Benjamin Franklin. A ideia era aproveitar melhor a luz do dia e economizar velas (lembrando que não havia eletricidade em sua época). A ideia, no entanto, começou a ganhar corpo mesmo no início do século XX

 

O primeiro país a adotar o horário de verão foi a Alemanha. Detalhe: a intenção dos alemães era economizar carvão, principal fonte de energia na época.

 

O horário de verão entrou em vigor pela primeira vez em 1931, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, e abrangia todo o território nacional. Era naquela época chamado de “Horário de Economia de Luz no Verão”.

 

Ele voltou a ser praticado em 1 985, quando houve uma queda no volume de água dos reservatórios brasileiros e vigora desde então. Devemos lembrar que o Brasil depende bastante da energia liberada por usinas hidrelétricas.

 

O horário de verão brasileiro é implementado durante a primavera e dura até o penúltimo mês do verão. No dia em que começa a vigorar, os relógios devem ser adiantados em 1 hora.

 

Um decreto assinado em 2 008 pelo então presidente Lula estabeleceu as datas para o início e final do horário de verão. Ele estabeleceu que o início, por exemplo, deve ser sempre no 3º final de semana de outubro.

 

O final do horário de verão foi estabelecido para o 3º final de semana de fevereiro, mas… se ele coincidir com o carnaval, deverá ser adiado em uma semana.

 

O horário brasileiro não é válido para todo o país. As regiões Norte e Nordeste sempre ficam de fora. Isso ocorre porque, por ficarem perto da Linha do Equador, o dia e a noite possui praticamente a mesma duração e a economia de energia seria irrisória. Se bem que…

 

O Norte e Nordeste sofrem, sim, os efeitos do horário de verão. A programação da TV, por exemplo, sempre começa mais cedo. É o caso do Jornal Nacional, que começa às 19h20.

 

O faturamento do comércio nas cidades litorâneas dos estados onde ele é adotado sempre aumenta nesse período. No Rio de Janeiro, esse aumento chega a 8%.

 

O horário de verão é responsável pela economia de 1% a 5% de energia, o que parece um número irrisório. Mas temos que lembrar que isso representa uma economia de R$ 50 milhões/ano aos cofres públicos.

 

O horário de verão é atualmente praticado em 30 países. Nos Estados Unidos, ele é chamado de Daylight Saving Time ou DST (que não tem nada a ver com doença sexualmente transmissível).

 

Ele é adotado principalmente em países do hemisfério norte, onde durante o horário de verão continua claro pelo menos até 22h.

 

O horário de verão começa aos domingos para que a população tenha tempo de ajustar o seu relógio biológico. Mas…

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Colúmbia constatou que o número de acidentes de trânsito cresce 17% na primeira segunda-feira depois que o horário de verão começa a entrar em vigor. Se bem que…

 

A quantidade de acidentes no trânsito diminui durante os meses em que o horário de verão está em vigor. Acredita-se que isso acontece porque os motoristas dirigem com mais cuidado quando está claro.

 

Fonte: Mais Que Curiosidades


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.