Realizado pela primeira vez em janeiro de 1 985, o Rock in Rio foi o primeiro grande festival de música do Brasil. Até aquele momento, poucos artistas internacionais faziam grandes apresentações por aqui. Assistir a shows de bandas como Iron Maiden, AC/DC e Ozzy Osbourne era quase impossível.
O primeiro Rock in Rio durou dez dias e atraiu 1,38 milhão de pessoas, cinco vezes o público do lendário festival de Woodstock.
O primeiro artista a confirmar presença em um Rock in Rio foi o músico britânico Ozzy Osbourne, ex-vocalista da banda Black Sabbath.
O primeiro grande músico a subir ao palco na história do Rock in Rio foi o cantor Ney Matogrosso.
Três grupos confirmaram presença, mas acabaram não vindo nessa primeira edição: Men At Work (que foi substituído por Rod Stewart), The Pretenders (substituído pelo B’52s) e Deff Leppard (substituído pelo Whitesnake).
Nos dez dias do primeiro Rock in Rio foram consumidos 1,6 milhões de litros de bebidas (chopes, cervejas e refrigerantes), 33 mil pizzas e 1,2 milhão de sanduíches.
Esotéricos e apocalípticos “ficaram com um pé atrás” com o primeiro Rock in Rio. Houve até quem tivesse medo de ir ao festival. O motivo foi uma profecia atribuída a Nostradamus, segundo a qual um grande encontro juvenil na América do Sul acabaria em tragédia. O receio foi tamanho que a própria organização do festival contratou um astrólogo para desmentir o dito profeta.
A estrutura do primeiro Rock in Rio foi toda montada sobre um terreno pantanoso em Jacarepaguá , Rio de Janeiro, que exigiu 55 mil caminhões de terra para adubar o local e três meses de trabalho.
Assim que terminou a primeira edição do festival, em 1 985, a chamada Cidade do Rock foi demolida. As últimas edições foram num local permanente para a realização do Rock in Rio.
No terreno onde foi realizado o primeiro Rock in Rio brasileiro está sendo construída a Vila Olímpica para os Jogos Olímpicos de verão de 2 016.
O termo metaleiro, usado para designar os fãs de heavy metal (ou headbangers) foi criado pela Rede Globo durante o festival.
O Rock in Rio foi transmitido para quase 30 países e acompanhado por 280 milhões de pessoas.
Uma curiosidade engraçada: com medo de que Ozzy Osbourne abocanhasse algum mamífero alado, a organização do primeiro festival proibiu em contrato que o “madman” comesse qualquer ser vivo durante o show.
Outra curiosidade: um dos patrocinadores foi a cerveja Malt 90. O fabricante investiu rios de dinheiro em marketing na época, mas não conseguiu o retorno desejado. A cerveja jamais teve popularidade e acabou sumindo do mercado (ela foi apelidada pelo mercado de “Malt Nojenta”).
A segunda edição brasileira foi realizada em 1 991 no Estádio do Maracanã. Foi a que menos atraiu público: 700 mil pessoas.
O primeiro festival durou dez dias e os seguintes tiveram, no máximo, duração de oito dias. As apresentações foram intercaladas nos finais de semana.
Em 2 004, ocorreu em Lisboa a primeira edição do Rock in Rio no exterior. Quatro anos depois, foi a vez de Madrid receber o festival. O público médio das edições portuguesas foi de 350 mil pessoas e das espanholas, 250 mil.
Cada edição é, em média, acompanhada por 750 jornalistas do mundo todo.
A terceira edição só ocorreria em 2 011, dez anos depois da segunda. A grande atração nessa ocasião foi a banda de hard rock norte-americana Guns´n´Roses.
O que mais deu o que falar em 2 011 foi o do Metallica, que foi assistido ao vivo pelo YouTube por 3 milhões de pessoas de 200 países.
A maior exigência feita até hoje foi a do AC/DC no primeiro Rock in Rio. O grupo australiano queria a presença de um sino de 30 toneladas no palco. O objeto era tão grande e pesado, que teve que vir de navio. Mas vendo que a estrutura do palco não suportaria o trambalho, a organização improvisou com um sino de gesso.
A versão 2 015 contou com a apresentação de 150 artistas. Uma das principais atrações foi o Queen, que tocou na primeira noite em homenagem aos 30 anos do festival. Freddie Mercury foi na ocasião substituído pelo cantor norte-americano Adam Lambert.
O festival foi até 2 015 apresentado em 4 cidades ao redor do mundo. Foram 15 versões e um público de 7,7 milhões de pessoas.
Em 2 015, o festival realizou a sua primeira edição nos Estados Unidos, na cidade de Las Vegas.
Uma enquete feita pelo internet em 2 015 elegeu como momento mais marcantes da história do Rock in Rio o show do grupo norueguês A-ha em 1 991. O segundo mais marcante (que perdeu por pouco) foi o show do Queen, em 1 985 (principalmente quando Freddie Mercury cantou Love of My Life com a participação da plateia). O terceiro foi o show do Coldplay em 2 011.
Fonte: Mais Que Curiosidades
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.