Provavelmente você vem escutando constantemente o termo “Black Blocs” por aí. Mas será mesmo que você sabe o que é esta tática e quais são as suas ideologias?

 

 

A primeira coisa que precisamos saber, é que esse tipo de tática surgiu na Alemanha durante a década de 1970, e é utilizada no mundo todo. Não se trata de uma organização, uma vez que os grupos que agem nos protestos são distintos e não possuem necessariamente uma organização.

 

 

Eles atuam quebrando fachadas de grande prédios corporativos, além de também quebrar algumas outras coisas. Eles são conhecidos como “os mascarados que desmascaram”, visto que seu duelo ideológico é exatamente contra certos tipos de atitudes do governo, como o protecionismo as grandes corporações e desmazelo para com a população.

 

 

Agora que a gente já conhece um pouquinho sobre essa tática, vamos a 7 verdades sobre ela!

 

 

 

1- A maioria de seus componentes são jovens da periferia

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceA

 

Muitas pessoas criticaram essa tática exatamente por acreditar que os seus participantes eram jovens de classe média alta, que simplesmente queriam “infernizar”.

 

 

Porém segundo a pesquisa de Esther Solano, que é professora de Relações Internacionais na Unifesp, e que virou até mesmo livro,  a maioria dos seus integrantes são na realidade jovens de classe baixa e que vivem na periferia, desconstruindo por tanto o tipo de pensamento que prega o contrário.

 

 

 

2- Os Black Blocs que atuaram em 2016 são ainda mais jovens que os que atuaram em 2013 e 2014

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceB

Essa conclusão foi feita por pesquisadores do tema, que afirmam que os ativistas desse movimento que estão atuando agora no ano de 2016, são secundaristas que adotaram a causa após a ocupação das escolas públicas e que vivem na periferia.

 

 

 

3- Porque usam da força e violência

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceC

 

Segundo o professor de antropologia da “London School of Economics”, David Graeber, a tática Black Bloc utiliza de recursos violentos pois sem uma imprensa livre e atuante as manifestações pacificas acabam sendo ignoradas.

 

 

 

4- Não se trata de uma organização única

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceD

 

Os Black Blocs surgiram na Alemanha durante a década de 1970. Aqui no Brasil por exemplo o movimento não possui uma ordem única, podendo existir grupos distintos com táticas diferentes em uma mesma manifestação por exemplo.

 

 

 

5- Nem todos que se mascaram são na realidade Black Blocs

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconhecee

 

Muitas pessoas se mascaram durante manifestações simplesmente para protegerem suas identidades, não destruindo absolutamente nada.

 

 

Por isso pode ser tão difícil identificar quem realmente pertence ao grupo.

 

 

 

 

6- A PM muitas vezes utiliza o fato da presença de Black Blocs para agir violentamente e justificar as suas ações

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceF

 

Diferentemente de como se comportou nas chamadas “manifestações amarelas”, onde uma classe mais elitizada participou, a PM tende a agir ideologicamente de maneira violenta quando o assunto a ser reivindicado é o “Fora Temer” e “Diretas Já”.

 

 

Black Blocs destroem as fachadas de grandes empresas, como o objetivo não só de criticar essas corporações, mas também de chamar a atenção da mídia para a causa. A PM por outro lado, que teoricamente deveria proteger e escoltar o cidadão, quando este sai as ruas em busca de seus direitos, está na realidade preocupada em proteger o patrimônio, e não as pessoas.

 

 

Segundo o filósofo Vladimir Safatle, “algumas manifestações precisam acabar bem, outras não”. E é por isso que a PM agiu de maneira pacifica durante as manifestações amarelas, e agora faz coisas absurdas, como lançar bombas de gás lacrimogênio na porta do metrô, quando após uma manifestação pacífica, as pessoas caminhavam naquela direção para irem para suas casas. (fato ocorrido na manifestação que ocorreu em São Paulo em 4 de Setembro)

 

 

Obviamente após esse incidente, um “confronto” ocorreu, e a manifestação foi noticiada na mídia como conturbada e violenta, imagem essa que afasta aqueles.

 

 

 

7- Se engana quem acredita que se trata de um movimento de esquerda, uma vez que o grupo é rechaçado por ambos os lados

7verdadessobreosblackblocsquepoucagenteconheceG

 

Para muitos da esquerda tradicional os Black Blocs são pessoas de classe média que vandalizam a cidade em busca de alguma diversão e atenção. Porém, como já citamos anteriormente pesquisas já comprovaram que os pertencentes ao Black Blocs são em sua grande maioria jovens que vivem nas periferias e pertencem a classe baixa.

 

 

Fonte: Fatos Desconhecidos 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.