Há alguns anos, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou que a empresa desenvolvia planos para fazer entregas em drones. A partir daí, surgiram muitas questões e problemas por conta da regulamentação dos equipamentos e da segurança do processo. Agora, a Amazon lança uma nova ideia revolucionária.

 

 

Dessa vez, a proposta é revolucionar o jeito de fazer compras nos supermercados. Por meio de um conjunto de tecnologias de inteligência artificial que envolve a percepção de localização do comprador, sensores nas prateleiras e uma série de algoritmos.

 

 

Segundo a própria Amazon, o serviço funcionaria de forma similar à tecnologia que está sendo desenvolvida para carros sem motoristas. O sistema precisa levar em conta tudo que aconteceu ao seu redor, simultaneamente, para poder chegar a alguma conclusão.

 

 

 

Como funciona

 

 

O serviço, chamado de Amazon Go funciona de uma maneira bem simples. A ideia é descomplicar a ida ao supermercado para fazer compras. Atualmente, o processo envolve encher um carrinho, esvaziá-lo para passar no caixa e colocar tudo em sacolas.

 

 

Em várias vezes, ainda é necessário colocar tudo de volto no carrinho mais uma vez, para levar até o carro, por exemplo, onde mais uma vez as compras precisam ser descarregadas. A ideia do Amazon Go é fazer tudo com um processo bem menos burocrático: coloque suas compras numa sacola e vá embora.

 
 

A tecnologia começa com um aplicativo de celular integrado com os mercados. Cada cliente utiliza um código único gerado pelo smartphone para poder entrar no supermercado. A partir daí, uma tecnologia de localização é capaz de saber a posição exata do cliente, podendo determinar em cada seção ele está e cada prateleira está checando.

 

supermercadoA

 

Os sensores conseguem detectar produtos que são retirados das prateleiras e os adicionam automaticamente à seu carrinho digital. Se algum produto for colocado de volta, ele também é removido automaticamente.

 

 

Ao fim das compras, não é preciso passar em nenhum caixa ou enfrentar nenhuma fila. Com a sacola cheia de produtos, é só sair do supermercado e os sensores do local e do smartphone irão fechar a conta no aplicativo e as compras serão cobradas a partir dele.

 

 

A Amazon declarou que começou a trabalhar no projeto ainda em 2012, e só agora o coloca em prática. Ele já está funcionando em fase de testes com funcionários da empresa e deve ser aberto para o público geral no início de 2017, de acordo com os planos.

 

 

 

Fonte: Fatos Desconhecidos 

 

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.