Posicionada na órbita da Terra a cerca de 400 quilômetros acima da superfície, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) começou a ser montada em 1998, com a Expedição 1 acontecendo no ano 2000 — o que deu início a 18 anos de estudos científicos e projetos tecnológicos que são desenvolvidos no espaço, em uma colaboração internacional envolvendo agências espaciais de várias nações.
A ISS nos orbita a uma velocidade média de 7,69 quilômetros por segundo (ou 27.700 km/h), completando 15,7 órbitas ao redor da Terra todos os dias. São quinze vezes em que os astronautas podem visualizar, da janela da ISS, as mesmas regiões do globo, e muitos deles nutrem o hobby de registrar a Terra lá do alto em belíssimas imagens e vídeos.
As agências espaciais responsáveis pelos astronautas (como NASA, ESA, JAXA e Roscosmos, por exemplo) costumam liberar essas imagens para a humanidade admirar a beleza de nosso planeta visto do espaço, e claro que o Brasil não fica de fora disso. Separamos, então, uma coleção de fotografias mostrando como nosso país é visto da ISS, mostrando um Brasil que é “bonito por natureza” em ângulos de tirar o fôlego!
Imagem noturna mostra pontos de luz das grandes cidades, com um mapa desenhado em cima para facilitar a localização das regiões brasileiras.
Esta é Belo Horizonte vista à noite da ISS.
Aqui vemos as luzes noturnas de Brasília.
Nesta outra fotografia noturna, vemos que o Rio de Janeiro continua lindo, mesmo do espaço.
Aqui vemos Rio de Janeiro e São Paulo.
Mais uma de Brasília, agora durante o dia.
Esta foto mostra a extraordinária costa do Nordeste brasileiro.
Uma outra visão do nosso Nordeste.
O majestoso Rio Amazonas.
Outro olhar sobre o Rio Amazonas.
Parte da Floresta Amazônica.
Fonte: Canal Tech.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.