A pandemia de coronavírus SARS-CoV-2 nos EUA continua piorando. A China está apenas começando a reabrir sua sociedade. Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura estão gerenciando seus surtos com a ajuda do trabalho de detetive de rastreamento de contatos em massa. Mas a Nova Zelândia, que viu seu primeiro caso confirmado em 28 de fevereiro, está a caminho de interromper o surto antes mesmo de ter a chance de começar. Provavelmente, isso deve-se à ação rápida e decisiva em todo o país.
O pequeno país de quase 4,8 milhões de pessoas conseguiu conter rapidamente o vírus e parece ter uma chance real de eliminá-lo completamente, informou o Washington Post . Em 7 de abril, segundo o Ministério da Saúde da Nova Zelândia, o país registrou 1.160 casos confirmados e suspeitos no país e apenas uma morte. Mais pessoas se recuperaram nas últimas 24 horas (65) do que as que foram infectadas (54), sugerindo que o surto local está em declínio.
Além disso, a partir de 7 de abril, sabe-se que apenas uma pessoa morreu da doença, de acordo com o Worldometer , que acompanha os casos de COVID-19 em todo o mundo.
A chave do sucesso tem sido uma estratégia direta e dupla, liderada pela primeira-ministra Jacinda Ardern.
No início de março, de acordo com o The Washington Post, o país começou a instruir todos os visitantes internacionais – em tempos normais, recebe 4 milhões de turistas por ano – para se auto-isolar por 14 dias. Então, em 19 de março, a nação dependente do turismo fechou completamente suas fronteiras para visitantes internacionais, uma ação que provavelmente foi eficaz porque ocorreu antes da disseminação da comunidade decolar localmente.
Tão importante quanto, de acordo com o The Washington Post, o governo de Ardern enviou uma forte mensagem de “fique em casa” a partir do início da crise e implementou uma forte ordem de distanciamento social a partir de 23 de março. A ordem fechou escolas e serviços não essenciais e proibiu muitas atividades ao ar livre. Atividades. Os neozelandeses (incluindo imigrantes) também receberam pagamentos recorrentes do governo, projetados para facilitar o trabalho das pessoas. Um membro do governo de Ardern capturou mountain bike e praia com sua família até enfrentou condenação pública do primeiro-ministro. E, de acordo com o post, os rivais políticos de Ardern não tomaram nenhuma medida para minimizar a crise.
A Nova Zelândia planeja manter medidas rígidas de distanciamento social por pelo menos um mês inteiro, de acordo com Ardern. Se as tendências atuais continuarem, isso poderá acelerar o país a começar a reabrir sua sociedade antes dos EUA ou da Europa, mesmo quando ele entrar nos meses de inverno do Hemisfério Sul.
Fonte: Livescience
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.