Várias pessoas sonham em conhecer o mundo todo e explorar toda a diversidade possível. No entanto, alguns países são mais visados que outros quando o assunto são turistas. E com um mundo tão grande, se existem os países que mais recebem turistas, também existe o país menos visitado. E qual será ele?

Embora seja pouco visitado, esse país é um dos mais bonitos naturalmente. Contudo, todas suas belezas podem desaparecer em breve. O país menos visitado do mundo é Tuvalu, uma nação insular no centro-oeste do Oceano Pacífico, localizado no meio do caminho entre a Austrália e o Havaí.
Esse país está em um atol de corais, o que é um recife de corais no formato de um anel que forma uma lagoa, e tem ilhas ao longo da sua borda. Mesmo que o país seja extremamente belo, isso não impede a ameaça que ele tem de desaparecer por completo.

País

Tuvalu é composto por nove ilhas em seis pequenos atóis que são pouco povoados e por três ilhas de recifes que têm praias com muitas palmeiras. Ao todo, existem aproximadamente 11 mil habitantes nos 26 quilômetros quadrados de área do país. Com essa metragem, a nação só não é menor do que o Vaticano, Mônaco e Nauru.

As pessoas que nascem nesse país são polinésios e falam a língua tuvaluana, que é bem relacionada com o samoano. Mesmo assim, a língua ensinada nas escolas e mais usada por Tuvalu é o inglês.

Segundo o The Guardian, a vibe do local é bastante aventureira e bem-humorada. Por ser uma nação tão pequena e pouco visitada, os moradores passam pelas estradas com suas motocicletas, tiram cochilos à tarde nas redes e à noite fritam peixes em fogueiras nas praias.

 

Risco

Na capital do país, Funafuti, é onde fica o aeroporto e onde cerca de um terço dos habitantes da nação vivem. E no ponto mais alto da cidade, ela está a 4,5 metros acima do nível do mar.

Justamente por conta dessa baixa altitude é que o país foi considerado como “extremamente vulnerável” às consequências das mudanças climáticas. O mais preocupante é o aumento do nível do mar que, desde 1993, tem aumentado cinco milímetros todos os anos. Isso pode parecer pouco, mas está bem acima da média global.

E conforme essa água do mar vai subindo para as ilhas, ela acaba estragando a agricultura dos moradores que cultivam taro e mandioca, alimentos que são extremamente importantes para eles. Como se isso não bastasse, com a água salgada no solo, ele sofre um “envenenamento”, o que faz com que fique muito difícil fazer algum cultivo. Como consequência, os moradores de Tuvalu ficam cada vez mais reféns de importações caras.

Além do estrago no solo, esse aumento do nível do mar causa cada vez mais inundações em tempos de maré alta e durante as tempestades. As consequências disso são os estragos nas casas das pessoas e a dificuldade em aviões pousarem na pista do aeroporto.

 

Desaparecer

Outra mudança que ameaça o país é o aumento da temperatura. Isso porque, com ele, as encostas dos atóis e ilhas de corais estão sofrendo erosões. Consequentemente, isso diminui ainda mais a faixa de terra que já era pequena.

Os recifes de corais perto da nação também são afetados por essa mudança na temperatura porque ele causa o branqueamento dos corais. O que por sua vez pode envenenar os peixes que vivem nos recifes e comem microalgas expelidas por esses corais. Isso também resulta em doenças nas pessoas que comem esses peixes.

Os moradores de Tuvalu também dependiam da água da chuva e dos poços para terem água doce. No entanto, com o aumento do nível do mar, os poços subterrâneos foram contaminados. Assim, as mudanças climáticas fizeram com que os períodos de chuva ficassem mais escassos. Tudo isso fez com que a quantidade de água doce ficasse ainda menor nas ilhas.

Com tudo isso acontecendo e se agravando com o tempo, de acordo com previsões dos cientistas, Tuvalu pode se tornar inabitável entre 50 e 100 anos. Mas isso pode acontecer antes, caso o nível do mar continue subindo no ritmo que está. Por isso que várias previsões dizem que Tuvalu irá ser o primeiro país que irá desaparecer por conta das mudanças climáticas.

 


Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/voce-sabe-qual-o-pais-menos-visitado-do-mundo-ele-pode-desaparecer-em-breve/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.