O Carnaval de Veneza é um festival anual que acontece em Veneza, Itália, começa duas semanas antes da quarta-feira seguinte e termina no feriado de carnaval.Embora ela provavelmente tem raízes muito anteriores, Carnaval de Veneza supostamente foi registrado pela primeira vez em 1296, quando o Senado da República emitiu um decreto que declara o dia antes da Quaresma como um dia de celebração.
Por um lado, foi um festival oficial, que a encenado na Piazza San Marco, a Piazzetta, o Ducal Palace in court ou em Bacino San Marco.
Esses eventos, especialmente durante e após o século XVI, comemoravam os mitos fundadores e Governador do Estado – eram celebrações de paz, sustentabilidade, prosperidade, justiça e piedade. Algumas destas festividades eram violentas – bovinos e suínos eram deixados livres pela corte do palácio e, em seguida, abatidos – mas eles ainda transmitiam a ideia da unidade primordial cívica. Por outro lado, uma grande quantidade de energia era popular durante o carnaval que acentuavam a rivalidade entre os grupos, entre grandes paróquias e entre facções geográficas que dividiam a cidade. Eles poderiam ser extremamente violentos, às vezes, como touradas implícitas com touros ou porcos correndo pelas ruas.
Até o século XVII, Carnaval de Veneza, como o de Roma, tornou-se uma atração para os turistas do norte da Europa – especialmente os chamados Grandes Turistas: jovens aristocratas, que passavam um ano ou mais visitando as atrações culturais da Itália. Entre 1600 – 1840 esses visitantes escreveram sobre suas visitas na Itália, e muitos têm destacavam o Carnaval de Veneza.
Alguns guias turísticos do século XVII, afirmavam que mais de 30.000 visitantes vinham à cidade durante a semana antes de quarta-feira de cinzas com cerca de 10.000 prostitutas. Pela contribuição Veneziana em meados do século XVIII, a economia do turismo era tão forte que o Senado e o Conselho não seriam capazes de se dar ao luxo de proibir ou restringir estas festividades, sem risco de falência.
Por volta de 1981, o Carnaval em Veneza sofreu diversas mudanças , os cidadãos da cidade tem um papel muito importante para as centenas de milhares de turistas que têm aumentado mais e mais a cada ano.
Hoje, cerca de 3 milhões de visitantes vêm para Veneza a cada ano para o Carnaval. Um dos eventos mais importantes é o concurso para La maschera più bella (“a máscara mais bonita”) que ocorre no último fim de semana do Carnaval e é julgados por um painel de designers de moda internacionais. Conheça algumas das belas máscaras e fantasias que dão um brilho diferente para esse carnaval.
Assista o vídeo abaixo:
Fonte: Marte é para os fracos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.