cuidar10

 

Carnaval para a grande maioria das pessoas, é sinônimo de festa, música, dança, viagens, além, claro, das comidas e bebidas. De fato, o carnaval, seja para curtir a folia ou simplesmente relaxar e não fazer nada, é uma delicia.

 

É muito comum no pós Carnaval, a sensação de que o “trabalho” de um ano inteiro de dietas, treino e muitas vezes tratamento, foi simplesmente jogado no lixo. Isso pelo excesso de bebidas e comidas que normalmente rola durante essa fase de folia. Além disso, após esse período os pronto-socorros das cidades costumam ficar lotados de pacientes com sintomas de desidratação, diarreia, vomito, dores musculares e até algumas infecções mais graves.

Pensando nisso, eu a nutri Thais Ottoni, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse feriadão.

 

Hidratação, talvez o ponto mais importante diante da estação do ano que nos encontramos. Tanto se você vai descansar ou pular atrás do trio, manter a hidratação neste calor é fundamental, evitando perda de minerais, mal estar, cansaço, tonturas, câimbras musculares e favorecendo os processos de detox, principalmente pelo fato da bebida alcoólica estar certamente presente nesses dias.  Fracione bem o consumo de líquidos durante o dia, fique entre água, sucos e água de coco para repor os minerais eliminados com o suor e esforço físico.

 

Na alimentação não abuse na quantidade e prefira alimentos de fácil digestibilidade, frutas ricas em líquidos e alimentos mais frescos como saladas e vegetais, além de menos calóricos, irão complementar a hidratação e fornecer vitaminas e minerais que agem como co-fatores, ou seja, mediadores dos processos de eliminação de toxinas pelo fígado, sem eles, esses processos não acontecem, aumentando a retenção hídrica e piorando os sintomas da famosa “ressaca”. 

 

Entre os principais co-fatores estão as vitaminas do complexo B, como a vitamina B2, B3,B5, B6, ácido fólico, vitamina B12, minerais como zinco e selênio, por isso não deixe de incluir na principais refeições, folhosos verde escuro, grãos como grão de bico e lentilha, carnes magras,  prefira os peixes e carnes brancas bem cozidos, legumes alaranjados, super ricos em carotenoides, como a abóbora cabotiã e a cenoura, que além de facilitar a detoxificação vão favorecer a fotoproteção da pele nesse sol.

 

As festas de carnaval normalmente demandam tempo, por isso antes de sair da casa faça um bom café da manha, rico em proteínas e gorduras que darão saciedade por um bom tempo, e quando a fome bater, tenha sempre um lanchinho prático com você, uma porção de castanhas (nozes, amêndoas, castanhas de caju, entre outras) ou uma barrinha de nuts, barrinhas de frutas, coco seco, que fornecerão energia, sem apelar para as guloseimas e alimentos ricos em gorduras, farinhas, e açúcar encontrados na rua, assim fica mais fácil manter a forma

 

Como já conversamos na matéria da semana passada o sono é importante tanto para o emagrecimento e metabolismo, como para a reparação muscular, então se você quer aproveitar cada minuto do seu carnaval, não deixe de separar um tempinho para umas boas horas de sono reparador, assim você vai aproveitar todos os dias como se fosse o primeiro.

 

Fonte: Revista Marie Claire 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.