O novo coronavírus é uma realidade e as recomendações de especialistas e autoridades de saúde devem ser acatadas. Além do isolamento social, medidas como lavar as mãos com água e sabão por mais de vinte segundos, ou utilizar o álcool gel são maneiras simples de evitar a contaminação pelo vírus. Mas você sabia que até o excesso de limpeza das mãos pode causar problemas?
Conversamos com a dermatologista Letícia de Chiara para entender como o cuidado com a pele deve ser feito neste momento.
Excesso de higienização: o que pode provocar?
É preciso ter cautela na hora da higienização. “O uso em excesso de sabão e álcool destrói as camadas de proteção da pele, facilitando a perda de água e a desidratação. Isso pode levar ao ressecamento excessivo, dermatites e vermelhidão”, explica a médica.
Deve-se aumentar o número de banhos neste período?
Para a dermatologista, é necessário ter mais atenção quanto à higiene corporal. “O recomendado é tomar banho toda vez que chegar em casa, inclusive lavar os cabelos. É costume colocar as mãos várias vezes no cabelo, então, por isso, é bom também lavar os fios”, explica. “Vale a pena redobrar também a hidratação corporal, aplicando o creme hidratante ainda com a pele úmida, para os ativos penetrarem com mais facilidade”, diz.
Atenção aos hidratantes corporais e aos produtos químicos
A dermatologista faz uma observação em relação à composição dos cremes corporais. “Escolha os que tenham ativos como manteiga de karité, vitamina B5, ácido hialurônico e aveia”, comenta.
Além disso, água e sabão deve ser sempre a primeira opção para se proteger do vírus. “Só use álcool gel quando não puder lavar as mãos com água corrente e sabão”, salienta. A médica complementa: “Após lavá-las ou usar álcool gel, espere secar 5 minutos e passe o hidratante de mãos, massageando suavemente cada dedo e unhas”, explica.
Outra recomendação para evitar dermatites ou outras complicações de pele é o cuidado na hora de manusear produtos químicos. “Ao fazer os serviços domésticos, deve-se usar luvas para proteger as mãos dos agentes químicos dos produtos de limpeza. É recomendado optar por luvas de borracha, indicadas para o uso diário. Após o uso dos produtos, é preciso lavá-las com água e sabão. Deixe secar em um local arejado”, diz.
Fonte: Extra
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.