O fumo é responsável por várias doenças, tais como o câncer, a longo prazo (crônica) doenças respiratórias, e doenças do coração, assim como a morte prematura. Mais de 480.000 pessoas nos EUA e 100.000 no Reino Unido morrem por causa do tabagismo a cada ano. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, US $ 92 Bilhões são perdidos a cada ano por causa da produtividade perdida resultante das mortes relacionadas com o tabagismo. Conheça algumas curiosidades sobre o cigarro e o acontece com as pessoas que fumam e alguns números sobre o cigarro e a industria de tabagismo.
Curiosidades sobre o cigarro
1. Das mais de 2,4 milhões de mortes nos EUA anualmente, mais de 480.000 são causados pelo cigarro.
2. O tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. Estudos recentes descobriram que os fumantes podem prejudicar a saúde dos não-fumantes em alguns ambientes.
3. Em um artigo publicado no Medical News Today, divulgou dados que demonstram que, em média, os fumadores morrem dez anos mais cedo do que os não-fumantes.
4. O câncer de pulmão é uma das causas mais comuns de morte por câncer no mundo. De acordo com a American Lung Association, 90% dos pacientes com câncer de pulmão do sexo masculino desenvolverem a sua doença por causa do fumo. Além disso, os fumantes do sexo masculino são 23 vezes mais propensos a desenvolver câncer de pulmão do que aqueles que nunca fumaram. Mulheres fumantes são 13 vezes mais propensos a desenvolver câncer de pulmão do que aquelas que nunca fumaram.
5. Fumar também aumenta o risco de recorrência do câncer, ou seja, aumenta o risco de o câncer voltar.
6. Os cientistas dizem que há mais de 4.000 compostos na fumaça do cigarro. Um número considerável deles são tóxicos – eles são ruins para nós e danificam nossas células. Alguns deles são cancerígenos e causam câncer.
7. Fumantes acham que é muito difícil parar de fumar, porque eles estão viciados na nicotina. A nicotina é uma droga com ação extremamente rápida. Ele atinge o cérebro dentro de 15 segundos depois de ser inalado. Se o cigarro e outros produtos do tabaco não tivessem nicotina, o número de pessoas que fumariam todos os dias cairia drasticamente. Sem nicotina, a indústria do tabaco entraria em colapso.
8. Fumar provoca um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias, conhecido como aterosclerose, o principal contribuinte para as mortes relacionadas com o tabagismo.
9. Fumar também é um fator significativo no risco de doença cardíaca coronária. Pessoas com doenças coronárias são muito mais propensos a ter um ataque cardíaco. O fumo do tabaco aumenta o risco de doença cardíaca coronária por si só. Quando combinado com outros fatores de risco, como a hipertensão (pressão arterial alta), obesidade, inatividade física, ou diabetes, o risco de doença grave, crônica e morte é enorme.
10. Ele aumenta a pressão arterial, faz com que seja mais difícil de fazer exercício, faz com haja o coágulo de sangue mais facilmente do que deveria.
11. A mulher fumante que também usa a pílula anticoncepcional tem um risco consideravelmente maior de desenvolver doença cardíaca coronariana e acidente vascular cerebral em comparação com as mulheres que usam contraceptivos orais que não fumam.
12. Fumar durante a gravidez pode reduzir as habilidades de leitura do seu filho. A investigação sugeriu que os bebês nascidos de mães que fumam mais de um maço de cigarros por dia durante a gravidez têm menor pontuação em testes de leitura e acham mais difíceis os testes de leitura, em comparação com crianças cujas mães não fumam.
Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre o cigarro, compartilhe com seus amigos e ajude quem fuma a conhecer os efeitos negativos que o tabagismo traz para a saúde.
Fonte: Lista de Curiosidades.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.