Por mais que a mente dos autores de ficção científica seja bem fantasiosa, muitas vezes ela antecipa inventos e criações que, anos mais tarde, se tornam realidade. O exemplo mais recente é o tênis que amarra sozinho citado em De Volta para o Futuro 2 (1989), que será lançado comercialmente ainda neste ano. Pois outro projeto baseado no cinema e nas séries de TV, bem mais complexo, está em desenvolvimento na NASA.

 

Inspirado na série Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, para os mais antigos), o engenheiro e físico Harold White tem trabalhado em uma nave espacial onde seja possível viajar mais rápido que a velocidade da luz. É isso mesmo que você acabou de ler.

 

O conceito por trás da espaçonave envolve a teoria da relatividade concebida por Albert Einstein, no sentido de tornar possível a expansão do espaço-tempo atrás de um objeto e a contração do mesmo espaço-tempo diante dele. Com isso, a nave poderia viajar nestes intervalos em velocidades bem maiores.

 

Complexo? Com certeza absoluta, física quântica é para poucos! A novidade é que o designer Mark Rademark, conhecedor do trabalho realizado na NASA, criou um protótipo de como seria a tal espaçonave. O nome que ela recebeu? IXS Enterprise! Você pode conferi-la nas imagens acima.

 

Se um dia a verdadeira Enterprise sairá do papel, ainda é (muito) cedo para dizer. Mas, de toda forma, é bacana ver um órgão governamental como a NASA se rendendo à paixão de tantos fãs pelo que existe lá fora. Como diria Spock, “vida longa e próspera!”

 

 

Fonte: Adoro Cinema


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.