A ExCompanhia de Teatro, fundada e dirigida por Bernardo Galegale e Gustavo  Vaz, comemora cinco anos de história e lança em janeiro de 2017, pela Internet, um aplicativo gratuito: O Enigma Voynich, que leva a dramaturgia do palco para os celulares. O lançamento está previsto para o dia 31.

 

 

O trabalho mistura narrativa ficcional, grafite digital e áudio 3D: as cenas devem ser vivenciadas com os olhos fechados, utilizando fones de ouvido. O aplicativo, compatível com os sistemas iOS e Android, é indicado para maiores de 16 anos.

 aplicativosA

 

 

A série foi produzida através da tecnologia de áudio binaural, que recria a sensação de tridimensionalidade do espaço, possibilitando ao ouvinte a percepção das cenas com profundidade sonora realista, simulando um acontecimento ao vivo ao reproduzir os sons de forma idêntica à própria captação pelo ouvido humano. A direção de produção sonora ficou sob a batuta do músico e produtor de som Gabriel Spinosa.

 

 

O primeiro contato com O Enigma Voynich é visual, a partir de desenhos em grafite digital que situam o local onde a ação transcorre e mostram a posição em que a cena deve ser escutada – de pé, sentado, deitado.  Esses desenhos foram criados especialmente para o projeto pelo artista visual Achiles Luciano. 

 

 

O audioespectador acompanha a aventura como se estivesse “dentro da dramaturgia”, vivenciando a trama, sempre em primeira pessoa, ao se transformar no personagem José, historiador especialista no manuscrito Voynich – um livro ilustrado misterioso, indecifrável, escrito há mais de 600 anos. José se envolve em uma detetivesca trama sobre a decodificação do manuscrito ao mesmo tempo em que descobre estar perdendo a memória, encarando emocionantes situações de ação e suspense. A história se passa ao longo de 32 anos da vida do personagem central (de 1983 a 2015).

 

 

No transcorrer do audioseriado, algumas cenas só podem ser acessadas em bibliotecas municipais, como a Mário de Andrade, a Sérgio Milliet (no CCSP) e a Viriato Correia. É preciso ir pessoalmente ao local para continuar acompanhando a série. Nesse caso, o aplicativo usa uma ferramenta de geolocalização para desbloquear os episódios, automaticamente.

 

 

A ExCompanhia de Teatro promete sensações quase reais ao público que decidir vivenciar a trama de O Enigma Voynich na pele de José: experiências diversas como ser atingido por socos, tiros, ter relações sexuais e trocar beijos na boca com outra personagem, perder a consciência enquanto é levado para o hospital, ser submetido a uma cirurgia, sofrer a ameaça de cães raivosos, dentre muitas outras, além de passar por momentos históricos do Brasil como as Diretas Já, a Copa de 1990 e o massacre do Carandiru. 

 

 

Conceitualmente, o projeto propõe discussão sobre a excessiva transferência da memória humana para o universo digital, a partir de um constante registro de experiências diárias em vídeos e fotos, diminuindo diretamente a vivência da própria experiência enquanto ela acontece. Além disso, o formato inédito da obra propõe a divisão da ideia do audiovisual em duas partes para que o público, por conta própria, una som e imagem usando a imaginação.

 

 

Após o lançamento do aplicativo, a ExCompanhia de Teatro promoverá, no mês de fevereiro, uma oficina gratuita de grafite digital com o Achiles Luciano, no Teatro do Centro da Terra.

 

 

O aplicativo O Enigma Voynich é resultado do projeto Audiodrama Seriado, viabilizado pelo Edital ProAC 2015 – Artes Integradas da Secretaria de Estado da Cultura.

 

 

 

Ficha técnica / serviço

 

 

Criação, direção e dramaturgia: Bernardo Galegale e Gustavo Vaz

Roteiro: Gustavo Vaz

Direção de produção sonora: Gabriel Spinosa

Grafite digital e arte gráfica: Achiles Luciano

Elenco principal: Gustavo Vaz (José), Thiago Andreuccetti (Nélson), Daniel Warren (Pierre), Bárbara Salomé (Juliana), José Sampaio (Mark), Camila Biondan (Elena) e Yunes Chami (Dr. Marcelo)

Participações: Alexandre Mello, André Sakajiri, Bernardo Galegale, Bruna Aragão, Carolina Borelli, Cássio Inácio, César Brasil, Esperança Pera Motta, Fernando Aveiro, Gabriel Spinosa, Humberto Caligari, Joaquim Farled Inforsato, Laura Farled, Karollyne Nascimento, Kayky Reis, Lúcia Bronstein, Luisa Micheletti, Mario de la Rosa, Miguel Thiré, Murilo Inforsato, Neide Nell e Paula Spinelli

Produção executiva: Camila Biondan e Laura Farled

Produtor de som: Adailton Matos

Estúdio de gravação: Gato Preto

Consultor de tecnologias: Gustavo Perri Galegale

Desenvolvimento de aplicativo iOS: Alex Kusmenkovsky

Desenvolvimento de aplicativo Android: Victor B. Vieira

Fonoaudióloga: Thays Vaiano

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação

Apoios: Teatro do Centro da Terra, Biblioteca Sérgio Milliet (CCSP), Biblioteca Viriato Corrêa e Biblioteca Mário de Andrade.

Produção: ABGV São Paulo Produções

Realização: ExCompanhia de Teatro

 

 

 

Aplicativo: O Enigma Voynich

Lançamento: 31 de janeiro de 2017

Sistemas: iOS e Android

Grátis. Classificação: 16 anos

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa Verbena Comunicação

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.