acrofobiapp

A Acrofobia é um tipo de medo paralisante e irracional, manifestado em indivíduos que não suportam a altura. Essas pessoas entram em pânico ao se verem em situações ou ambientes com altura elevada, como elevadores, prédios, morros, aviões, entre outros.

 

Sendo assim, podemos dizer que a acrofobia é o medo de estar em lugares altos, independentemente do ambiente. Os pacientes que sofrem dessa fobia precisam ser acompanhados por um tratamento psicológico e multidisciplinar, uma vez que o medo pode trazer prejuízos para a vida social e profissional.

 

 

Como a acrofobia se manifesta?

 

Vale ressaltar que este tipo de medo se manifesta em qualquer lugar alto, mesmo que não exista nenhum risco. Os principais sintomas que se manifestam são: pânico, batimentos cardíacos acelerados, tensão e músculos contraídos.

 

As pessoas que desenvolvem esta fobia têm dificuldades até mesmo para subir e descer escadas convencionais e escadas rolantes. Para os indivíduos que vivem em prédios, essa fobia é ainda mais angustiante, já que o paciente tem de conviver diariamente com os sintomas do medo paralisante.

 

A acrofobia deixa as pessoas agitadas e nervosas em ambientes altos. Esse medo pode ser desencadeado por traumas, acidentes ou outras situações. A fobia traz uma sensação de pânico que foge ao controle e limita as possibilidades do paciente.

 

 

Acrofobia x Aerofobia

 

Segundo os profissionais de saúde, não existe, no entanto, uma relação entre a acrofobia e a aerofobia, que é o medo de voar; já que a acrofobia é resultado de um estímulo visual, ou seja, a pessoa visualiza que está em uma altura elevada, o que não ocorre quando ela está dentro do ambiente fechado da aeronave, desde que sentada longe da janela.

 

 

Tratamento para acrofobia

 

Todo tipo de fobia precisa de tratamento. Se você sofre dessa condição, procure a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. A terapia é a melhor solução para uma fobia que causa problemas e angústias diárias a uma pessoa.

 

 
Fonte: Site de Curiosidades

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.