Durante o mês de janeiro, o Sesc Consolação promove quatro atividades voltadas ao consumo responsável e à sustentabilidade, visando o máximo aproveitamento dos alimentos, bem como  uma alimentação saudável e equilibrada, através das PANCs (plantas alimentícias não convencionais). As oficinas, que são gratuitas, ocorrem em diversos espaços da unidade e são abertas ao público geral, credenciados e não credenciados.

 

O projeto “Planta Resistência” busca discutir formas alternativas e sustentáveis de produção e comércio de alimentos, além de maneiras práticas de preparo para o consumo em casa com vistas na redução do desperdício, na valorização do sabor dos produtos naturais, na promoção da saúde, na troca dos saberes tradicionais e acadêmicos e na autonomia dos indivíduos frente ao condicionamento agroindustrial hegemônico.

 

“Atualmente o conceito de PANC está bem difundido, principalmente nas grandes cidades, que se configuram como espaços de troca de informações. As pessoas conhecem a sigla, mas ainda consomem as PANC somente em ocasiões especiais ou restaurantes. Para esta população é importante consolidar o consumo, de forma que estes alimentos façam parte do cotidiano. Nas áreas rurais, muitos vegetais considerados PANC se fazem presentes por serem parte da memória afetiva alimentícia, mas é preciso resgatar o valor destes ingredientes para manter viva a tradição de uma alimentação mais diversa” explica Arthur Rodrigues, do Mato no Prato, projeto de educação ambiental através da revolução alimentar, que ministrará duas atividades no Sesc Consolação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Assados de Vegetais Com Menina Brasileira

Herdado das nossas origens indígena e europeia, os assados são a prática mais antiga de utilização do fogo no preparo de alimentos. Nesta oficina, serão demonstradas receitas diversas com vegetais assados para o dia a dia, trazendo intensidade de sabor aos vegetais (batata, raízes, tubérculos, tomate, alho, cenoura, etc).

Dia 15/1, terça-feira, das 19h às 21h

Local: Hall do Teatro Anchieta

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Banca PANC Com Mato no Prato

Nesta oficina, Beatriz Carvalho e Arthur Rodrigues, criadores do projeto Mato no Prato (organização criada para fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza, promovendo saúde e qualidade de vida), apresentam as PANC aos participantes, numa prática repleta de interação. As plantas e suas partes utilizáveis serão expostas e o público poderá manipula-las, experimentando sua textura, aroma, sabor e outras características.

Dia 23/1, quarta-feira, das 12h30 às 15h30

Local: Hall do Teatro Anchieta

Livre

Grátis

 

Banca PANC Com Mato no Prato

Apresentação do conceito, estudos anteriores à criação da sigla, novas perspectivas científicas, educacionais e mercadológicas. Serão discutidas também a importância das PANC para a preservação da biodiversidade e relevância no resgate da culinária tradicional enquanto cultura. (atividade também conduzida pelo Mato no Prato)

Dia 26/1, sábado, das 14h às 17h

Local: Sala Alfa, 8º andar

Livre

Grátis | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Fogão e Prosa – Menu Sustentável Com Humberto Monteiro

Humberto Monteiro, culinarista e produtor agroecológico, convida os participantes à beira do fogão para debater sobre o desperdício dos alimentos em casa, enquanto ensina receitas práticas para o aproveitamento de cascas e sementes no preparo de bebidas, saladas e carpaccio vegetal.

Dia 30/1, quarta, das 19h às 21h

Local: Sala de Leitura, 3º andar

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Local dos Eventos:  Sesc Consolação.

 

 

Fonte: Assessoria De Imprensa Sesc Consolação.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.