No Brasil pela primeira vez, a diretora francesa Rebecca Zlotowski apresenta no Festival do Rio o seu novo filme. Planetarium é seu terceiro longa de direção, sucedendo Belle épine e Grand Central.
O filme, selecionado também para os festivais de Veneza e Toronto este ano, se passa na Europa pré-Segunda Guerra Mundial e conta a história de duas irmãs, Laura e Kate Barlow (vividas respectivamente por Natalie Portman e Lily-Rose Depp), que possuem habilidades sobrenaturais para se comunicar com fantasmas. Elas cruzam os países se apresentando, até que conhecem um visionário produtor francês, André Korben (Emmanuel Salinger), que vê nelas a possibilidade de um investimento.
Através do ambiente político intenso e da visão de um produtor em busca de inovações, Planetarium traça uma relação entre o imaginário e o Cinema. Em entrevista, a diretora explicou que se baseou na história das irmãs Fox para compor suas protagonistas, e aos poucos chegou nos demais elementos narrativos, de forma orgânica. O fato de André ser um produtor foi uma modificação que, segundo ela, possibilitou à história que costurasse um interessante paralelo entre a ideia de fantasia e a criação do Cinema como arte.
Planetarium é o primeiro filme a ser gravado inteiramente com a Alexa 65, utilizada em algumas sequências para Star Wars: O Despertar da Força, O Regresso, Capitão América: Guerra Civil, entre outros. Zlotowski conta que a decisão de gravar todo o longa utilizando a câmera especial se deu pela necessidade que ela sentiu de criar um ambiente que não parecesse artificial, e a Alexa 65 foi a solução perfeita para uma imagem mais realista e orgânica, rendendo ao filmes tomadas muito exuberantes e ricas em detalhes de época.
Confira o trailer abaixo.
Fonte: Adoro Cinema
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.