Já imaginou como seria se o seu dia tivesse uma hora a mais? Para muitas pessoas, essa horinha extra certamente seria destinada ao sono ou a atividades de lazer, mas a pergunta que não quer calar é: como isso seria possível?

 

 

Pesquisadores da Universidade de Durham e do UK’s Nautical Almanac Office passaram décadas analisando a fundo as mudanças do tempo que dura um dia. Para isso, eles estudaram registros de eclipses e outros eventos celestiais que ocorreram desde o ano 720 a.C. Esse tipo de pesquisa é possível graças aos registros minuciosos dos antigos Babilônicos, que registravam eventos climáticos em tabletes de argila.

 

 

Também foram analisados registros das civilizações antigas da China, da Grécia e de regiões árabes. Os cálculos de rotação do planeta são importantes porque os resultados mostram como o formato da Terra tem mudado com o passar do tempo, a partir do final da última Era do Gelo. Esse tipo de informação é fundamental, por exemplo, para que especialistas consigam medir as mudanças dos níveis do oceano com base nas informações sobre as alterações de formato da terra.

 

 

 

Tudo muda

 

 

Após as análises, os pesquisadores afirmaram que os dias ficam 2,3 milissegundos mais longos a cada século, e que isso pode ser observado há 27 séculos. Como resultado disso tudo, vai haver um tempo em que cada dia terá 25 horas em vez de 24 – mas não estaremos vivos para saber.

 

 

Para os cientistas, daqui a 200 milhões de anos os dias terão uma hora a mais de duração, o que é, na verdade, uma previsão maior do que imaginávamos antes.

 

 

O motivo dessa mudança na duração de um dia tem a ver com a desaceleração da órbita terrestre, que ocorre por causa do atrito causado pelas marés já que a água é puxada em direção ao solo por causa da gravidade da Lua.

 

 

“É um processo muito longo. Essas estimativas são aproximadas porque as forças geofísicas operando na rotação da Terra não irão necessariamente ser constantes por um longo período de tempo”, explicou uma das autoras do estudo, Leslie Morrison. De qualquer forma, é interessante imaginar nossos dias com uma hora a mais de duração.

 

 

 

Fonte: Mega Curioso 

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.