1 – Dá para compensar a falta de sono da semana aos finais de semana

 

Só que não. Em termos de sono, não se pode fazer uma espécie de cálculo semanal. O certo mesmo é respeitar a necessidade diária de sono, e não pensar que acordar ao meio-dia aos sábados e aos domingos vai resolver o pouco que você dorme durante a semana.

 

“Quando você dorme pouco, você está prejudicado. Ponto”, diz o pesquisador Pete Bils, que afirma, ainda, que deixar para dormir bastante aos finais de semana é uma estratégia ruim. Para ele, o ideal é dormir entre sete e oito horas todas as noites. Dormir pouco bagunça o nosso ritmo circadiano, que é responsável por manter nosso corpo trabalhando normalmente.

 

testeseevejasevoceaindaacreditanestes5mitossobredormirA

Dormir pouco é um péssimo negócio.

 

2 – Dormir com a TV ligada nos ajuda a pegar no sono

 

Para Bils, deixar a TV ligada na hora de dormir é um erro de três formas diferentes: primeiro que muitas pessoas acabam assistindo aquele programa que começou e parece imperdível, o que adia o sono; segundo que o conteúdo do programa pode deixar a pessoa pensativa, com dificuldade de pegar no sono; e por fim, a iluminação do aparelho é um péssimo negócio que, de novo, interfere no funcionamento do ritmo circadiano. Ou seja: desliga essa televisão!

 

Desliga essa TV!

 

3 – Durmo melhor com meu animal de estimação

 

É fofo, a gente sabe, dormir com seu gatinho ou com o dog ao lado, mas a verdade é que seu bichinho é um ser vivo que se mexe durante a noite e acaba atrapalhando o sono de seu dono. Bils explica que inúmeros testes já foram feitos nesse sentido, em instituições que estudam a qualidade do sono, e a triste realidade é que dormir sem seu bichinho na cama é a melhor saída para uma boa noite de sono.

 

=(

 

4 – Posso tomar café à noite e dormir bem, pois a cafeína não me afeta

 

Ok, você pode até ter a impressão de ser imune à cafeína, mas não é bem assim. Pode até ser que você durma após aquela xícara de café à noite, mas Bils nos lembra de que estamos falando não apenas em dormir, mas em ter um sono de qualidade, coisa que não acontece quando tem cafeína na sua corrente sanguínea.

 

A triste verdade é que a cafeína afeta sua capacidade de cair em sono profundo, então você pode até estar dormindo, tecnicamente, mas seu corpo não estará se restaurando do modo que deveria estar. Achou ruim? Então espere que piora: o mesmo acontece com bebidas alcoólicas.

 

 Nada de café!

 

5 – Tirar cochilos não é uma boa ideia

 

Claro que é! Finalmente uma boa notícia nessa lista. A verdade é que, se você puder tirar um cochilo durante seu horário de almoço, vai se sentir bem mais disposto durante o dia. Cochilo não é só coisa de criança, não! Dormir um pouquinho depois do almoço, como sabiamente já fazem os espanhóis, é uma prática que vai deixar você mais enérgico, mais produtivo, mais criativo e, inclusive, mais feliz.

 

Que nos perdoem os insones, mas cochilar é fundamental.

 

 Fonte: Mega Curioso 

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.