aguadoplanetap

 

1. Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Desse percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos.

 

2. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, que, com 707,6 milhões de km³ de água (área maior do que a de todos os continentes juntos!), representa 46% de toda água do mundo. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km³ d’água, seguido do Antártico com 28,8 milhões e do Ártico, com 17 milhões de km³.

 

3. O Atlântico aumenta 2,5 centímetros por ano, enquanto o Pacífico encolhe. A costa do Atlântico afunda 10 centímetros a cada 100 anos. Apenas 2,5% da água existente no planeta é doce. Desse total, 70% estão em geleiras e montanhas.

 

4. Somente 8% da água doce do mundo é gasta no uso doméstico. Cerca de 70% da água doce mundial é destinada para irrigação agrícola. Um litro de água do mar pesa 28 gramas a mais do que 1 litro de água doce, por causa do sal.

 

5. A quantidade de água que uma pessoa necessita no dia-a-dia varia entre 20 e 50 litros.

 

6. Uma máquina de lavar louça cheia gasta 40 litros de água. Já lavar a louça manualmente durante 15 minutos consome 200 litros.

 

7. Se todo o gelo do continente antártico derretesse, um quarto do mundo ficaria submerso. Se toda a água do mundo fosse dividida entre os habitantes da Terra, cada um teria direito ao equivalente a 80 piscinas olímpicas. Se fizéssemos uma divisão igual da terra, cada habitante do planeta receberia pouco mais de 4 campos de futebol.

 

8. A água da chuva que cai nos córregos e rios é acumulada em represas. Bombas puxam as águas para estações de tratamento. No primeiro tanque, folhas, galhos, peixes e outros objetos são retidos por grades. A água recebe produtos químicos que eliminam microorganismos causadores de doenças, acabam com sujeiras e corrigem a acidez. As partículas grandes de impurezas se agrupam em flocos no segundo tanque. Por fim, em um terceiro tanque, realiza-se a decantação (o flocos de impureza descem para o fundo do tanque, formam uma camada de lodo e são retirados com uma pá) e a filtragem. Já tratada, a água é armazenada e depois enviada ao reservatório dos bairros. É então que a água chega às casas, hospitais, escolas e fábricas.

 

9. Mais de cem navios e aviões já desapareceram na região do Triângulo das Bermudas, no oceano Atlântico, entre Bermudas, Flórida e Porto Rico. Muitos não deixaram vestígio. A área também é conhecida como “Triângulo do Diabo”, “Mar da Confusão” e “O Porto dos Navios Desaparecidos”.

 

10. Situado entre o Peru e a Bolívia, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, a 3.812 metros acima do nível do mar. O lago possui uma profundidade média de 107 metros. Ao seu redor, nasceram as antigas civilizações tiahuanaco e incaica, que dependiam diretamente de suas águas frias e salgadas. O lago se formou com a água do mar que foi presa pela elevação dos Andes. Por isso, ela é levemente salgada, mas potável. As ilhas flutuantes formadas pela totora (junco que lembra o papiro) servem de moradia para a tribo dos uros. A totora também é usada como alimento e material para a construção de barcos e cabanas.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.