estatuadaliberdade

 

1. O monumento foi um presente do governo francês ao povo norte-americano por ocasião do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Em troca, os norte-americanos deram à França o elevador curvo da Torre Eiffel.

 

2. Seu verdadeiro nome é “Liberdade Iluminando o Mundo”.

 

3. O escultor Frédéric Auguste Bartholdi desenhou a estátua. Ele contou com a ajuda do engenheiro Alexander Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel, para projetar a estrutura da peça, que foi feita com chapas de cobre batido a mão. Ele foi acusado de ter plagiado uma obra do artista italiano Pio Fedi.

 

4. Foram realizadas campanhas tanto na França quanto nos Estados Unidos para levantar fundos para a construção do monumento. Entre os maiores entusiastas do projeto estava Joseph Pulitzer, jornalista que dá nome ao Prêmio Pulitzer.

 

5. A estátua veio da França desmontada em 350 peças, guardadas em 214 caixas. A fragata Isere fez o transporte das partes. O monumento demorou 4 meses para ser reconstruído em solo americano.

 

6. Sua inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 1886 e foi comandada pelo presidente Grover Cleveland. Em seu discurso, o político declarou: “Nós nunca nos esqueceremos de que a liberdade fez morada aqui; e nunca negligenciaremos o altar que ela escolheu”.

 

7. A “Senhora Liberdade” tem 93 metros de altura e pesa 160 toneladas. Só seu nariz possui 1,37 metro de comprimento. O dedo indicador mede 2,5 metros. A área total ocupada pelo monumento é de 49 mil metros quadrados.

 

8. As sete pontas de sua coroa representam os oceanos e os continentes do mundo.

 

9. Para chegar à cabeça, é preciso subir 335 degraus, 167 na base, e 168 na cabeça.

 

10. Só em 2003, 3.240.307 visitaram o monumento.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.