1. Em 1987, foi sancionado um projeto de lei acabando com a pesca de baleia no Brasil. Essa medida encerrou as atividades da Companhia de Pesca Norte do Brasil (Copesbra), empresa dedicada à caça desses mamíferos desde 1912. O alvo principal da Copesbra era a baleia-minke, que, com suas 7 toneladas de peso, fornecia 3,5 toneladas de filés, 1,26 tonelada de ossos, 35 quilos de barbatanas, 56 quilos de língua, 63 quilos de fígado, 63 quilos de intestinos, 42 quilos de nadadeiras, 7 quilos de cartilagem, 280 quilos de papo e 980 quilos de toucinho.
2. As costas brasileiras são habitadas por 32 espécies de cetáceos (baleias e golfinhos). Há ainda duas espécies de golfinhos fluviais (os botos da bacia amazônica). Desde 1986, a caça a esses golfinhos é proibida.
3. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia, tem as maiores formações de recifes do Brasil. Há 18 espécies de corais e cerca de 200 tipos de peixes de recife.
4. A Floresta Amazônica é a maior do mundo. Estende-se por nove países da América do Sul. Tem 60% de sua mata no Brasil. Só a parte brasileira é do tamanho de 20 Inglaterras. Ela abriga cerca de 80 mil espécies vegetais e 30 milhões de animais. Problemas como queimadas e desmatamentos causam alterações climáticas que afetam todo o planeta.
5. Já foram registradas na Floresta Amazônica brasileira 2.500 espécies de árvores. Em apenas um hectare são encontradas 300 espécies vegetais diferentes.
6. Por ano, são extraídos 28 milhões de metros cúbicos de madeira da Floresta Amazônica, o suficiente para encher 3 milhões de caminhões. Em 2010, o desmatamento da Amazônia já chegava a 750 mil quilômetros quadrados, 15% da área da floresta. Metade foi devastado ilegalmente por pecuaristas, agricultores e madeireiros.
7. Existem nada menos que 30 milhões de espécies de insetos na Terra. A região da Amazônia é moradia de um terço desse total. É lá que vive o maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, com seus 20 centímetros de comprimento.
8. O Brasil é considerado o país com a flora mais rica do mundo e também campeão mundial em termos de flores. Reúne em torno de 50 mil espécies.
9. Palmeira do sertão nordestino, a Carnaúba tem mil e uma utilidades. A madeira de seu tronco, que mede até 15 metros, é muito procurada para a construção de casas. A polpa de sua fruta é usada na fabricação de um tipo de farinha. Exportada para o mundo inteiro, a cera extraída de suas folhas ganhou fama por ser mais resistente e ter um brilho mais intenso. Frutas como maçã e manga recebem uma camada dessa cera antes de serem exportadas, evitando a perda de água. A cera de carnaúba também entra na composição do batom, dando-lhe resistência ao calor, e funciona como isolante elétrico em chips de computadores.
10. O Jardim Botânico foi criado por Dom João VI quando a Família Real portuguesa veio para o Brasil em 1808. Mas a visitação pública só foi autorizada em 1838, num decreto assinado pelo Marquês de Olinda, em nome do imperador. Hoje existem 2,3 mil espécies catalogadas ali.
Fonte: Guia dos Curiosos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.