1. O italiano Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu no dia 15 de abril, no calendário juliano, ou no dia 25 de abril, no calendário gregoriano, de 1452. Leonardo da Vinci era canhoto e vegetariano.
2. Não há certeza sobre o local de seu nascimento. Alguns pesquisadores afirmam que Leonardo nasceu na cidade de Vinci, que fica na região da Toscana, na Itália, mas, a maioria deles, acredita que ele nasceu em um vilarejo próximo à cidade. Leonardo não tinha um sobrenome, por ser filho ilegítimo de Piero da Vinci, um notório funcionário público ligado ao poder judiciário, e Caterina, uma camponesa. Seu nome era composto por uma referência a seu pai, “di ser Piero”, e à cidade de origem de sua família, “da Vinci”. Acredita-se ser esse o motivo que levou um dos maiores gênios da história da humanidade a assinar seus trabalhos somente como Leonardo.
3. Leonardo da Vinci jamais frequentou uma universidade. Por isso, era desprezado nas rodas intelectuais de Florença, na época do Renascimento. Mesmo assim, ficou famoso com seus quadros “Mona Lisa” e “A Última Ceia”.
4. Em cerca de 6 mil páginas manuscritas que permaneceram inéditas até a sua morte, há a mais fantástica coleção de invenções e soluções de engenharia já imaginadas por um único homem: esboços de helicópteros, submarinos, para-quedas, veículos e embarcações automotoras, máquinas voadoras, projetos minuciosos de tornos, máquinas perfuratrizes, turbinas, teares, máquinas hidráulicas para limpeza e dragagem de canais, canhões, metralhadoras, espingardas, bombas, carros de combate, pontes móveis.
5. Muitos anos depois de sua morte, foi descoberto o projeto de uma bicicleta muitíssimo superior, em termos de solução de engenharia, às primeiras que seriam fabricadas por volta de 1817. O sistema proposto por Leonardo tinha o pedal ligado a uma roda dentada, que transmitia força à roda traseira por meio de uma correia. A ideia seria adotada no começo do século XX. Sua bicicleta jamais foi construída em seu tempo. O mesmo aconteceu com todos os seus outros inventos, avançados demais para as possibilidades técnicas da época.
6. Ele tinha o hábito de fazer suas anotações da direita para a esquerda. Também costumava comprar pássaros engaiolados só para soltá-los.
7. Criou a técnica de pintura chamada “sfumato”, que mistura tons e cores de uma forma que o observador não perceba essa fusão. O nome da técnica vem justamente da semelhança do resultado com fumaça.
8. Foi pintor, escultor, arquiteto, botânico, músico, engenheiro, cientista e geólogo, além de ter estudado anatomia, óptica e perspectiva.
9. Seu QI foi estimado entre 180 e 220. Um índice acima de 141 pontos já indica genialidade. Foi aluno de duas grandes personalidades da Renascença: Lorenzo de Médici e Andrea del Verrocchio.
10. Da Vinci fez o primeiro projeto de uma bicicleta da história. Desenhou um velocípede com transmissão por corrente, que só virou realidade 400 anos depois, em 1885. Também projetou esboços de helicópteros, pára-quedas, submarinos, diversos tipos de máquinas e metralhadoras, entre outras invenções somente concretizadas centenas de anos após sua morte.
Fonte: Guia dos Curiosos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.