Outono chegou e com ele o frio.
Ainda mais após o feriado de Tiradentes, e a frente fria que atingiu o sul e sudeste do Brasil, fazem nós pensarmos um pouco mais nos destinos serranos, destinos culinários, lugares frios onde possamos colocar aquele casaco ou sobretudo, tomar aquele chocolate quente, degustar um vinho maravilhoso e comer um fondue de chocolate e de queijo.
Para combinar com todos esses pontos decidimos hoje falar um pouco sobre 10 curiosidades de Campos do Jordão (SP) que muitas pessoas não sabem:
1 – Segunda reserva de araucária do Brasil
2 – A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede.
3 – Os lírios que se encontram pela mata, foram plantados em homenagem aos escravos que morreram lá na época da tuberculose.
4 – Pico de Itapeva é o 6º mais alto do Brasil.
5 – Seu clima temperado favorece a criação de hortênsias.
6 – O clima de altitude reúne um conjunto de condições particularmente favoráveis, representadas pela secura e pureza do ar, rarefação da atmosfera, favorecendo a ventilação pulmonar, intensidade de irradiação solar, mesmo no inverno, temperatura moderada no verão, condições essas que ativam as combustões internas, acoroçoam a hematopoese e aguçam as funções orgânicas: é um clima essencialmente, tônico, vivificante, qualidade esta apreciável, sobre tudo, nas estações invernosas. O clima de Campos é considerado excelente por isso os doentes de tuberculose eram levados para lá.
7 – O teor de oxigenação e ozônio de Campos do Jordão foi considerado superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza de seu ar, a 2.800 m de altitude. No Congresso de Climatologia, realizado em Paris, em 1957, o clima de Campos do Jordão foi considerado o melhor do mundo.
8 – A realização de festivais faz parte da vida cultural de Campos do Jordão. E não se trata apenas do Festival de Inverno, tradicional evento que, em junho e julho, reúne algumas das principais orquestras sinfônicas do Brasil e do exterior. Eles começam no início do ano, pouco antes do carnaval, quando a cidade realiza o Festival de Músicas Carnavalescas. Na ocasião, blocos da cidade apresentam seus sambas-enredo ao júri e a festa termina com um desfile de fantasias. Em agosto, por exemplo, acontecem os festivais capazes de agradar aos mais variados gostos: há o Festival do Folclore, o da Dança e o dos Doces. Em setembro, os amantes do fondue se deliciam com o Festival do Fondue, que em 1998 chegou à sua terceira edição. Um dos últimos festivais do ano acontece em novembro: é o Festival da Viola, com a apresentação de violeiros de vários cantos do país. Campos do Jordão é a cidade dos festivais.
9 – A origem do nome deve-se ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. As glebas pertencentes ao município eram conhecidas pelo povo como “OS CAMPOS” e passaram, depois, a denominar-se “OS CAMPOS DO JORDÃO”.
10 – Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei.
Fonte: Vix
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.