bandeiracearap

 

1. Marco inicial de Fortaleza, o Forte de Nossa Senhora de Assunção ganhou esse nome em 1654. Quando a cidade estava dominada pelos holandeses, era chamado de Schoonenborch. O Farol do Mucuripe, que compõe a fortaleza, apareceu em 1846.

 

2. Durante uma das piores estiagens da história, em 1877, quase metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza morreu em consequência da fome e de doenças. Dizem que o imperador dom Pedro II, comovido, chorou com a notícia. E declarou: “Prometo vender até a última joia da coroa para resolver o problema”.

 

3. Em 15 de março de 1987, o jornal americano Washington Post elegeu a praia de Jericoacoara uma das dez mais bonitas do mundo.

 

4. Feita de vidro espelhado, concreto e aço, uma construção futurista desponta na paisagem da Praia de Iracema, em Fortaleza. É o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A obra demorou cinco anos para ser erguida e custou 25 milhões de reais.

 

5. Com 25 mil metros quadrados, o Dragão do Mar tem um anfiteatro com 900 lugares, um teatro para 250 espectadores, dois cinemas e uma biblioteca. Conta ainda com um museu de arte popular e um planetário com uma cúpula espelhada de 10 metros de diâmetro.

 

6. O Açude de Orós, no interior cearense, tem capacidade para 2,1 bilhões de metros cúbicos de água. Foi construído pelo presidente Juscelino Kubitschek e é maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O açude é a maior barragem de terra do mundo. Mesmo assim, a cidade é atingida pela seca.

 

7. O Theatro José de Alencar foi feito em 1910 com uma estrutura metálica importada da Escócia, e abriga biblioteca e galeria de arte.

 

8. O nome “Ceará” vem da palavra “siará”, que significa “canto da jandaia” em tupi-guarani. A jandaia é uma espécie de papagaio comum na região.

 

9. O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes de ser assinada a lei federal (Lei Áurea). Por isso, o Estado foi apelidado de “Terra da Luz”.

 

10. Juazeiro do Norte, no Ceará, é a terra de seu Lunga, conhecido no Nordeste como o homem mais ignorante do mundo, ou o “rei do mau humor”. Ele tem uma resposta grossa na ponta da língua para qualquer pergunta. Seu Lunga já apareceu em desenhos animados e histórias de cordel. Foi também tema de monografias e inspiração de bandas musicais.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.