riograndedosulp

 

1. O Mercado Público de Porto Alegre sofreu 4 grandes incêndios desde que foi inaugurado, em 1890.

 

2. A estátua de bronze de um gaúcho típico, o Monumento ao Laçador, é um dos símbolo de Porto Alegre. Mede 4,45 metros e foi esculpida por Antonio Caringi. Foi inaugurada em 1954.

 

3. A famosa Rua da Praia, no centro de Porto Alegre, tem 12 quarteirões.

 

4. O Teatro São Pedro é considerado o teatro com a melhor acústica da América do Sul.

 

5. O Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul, foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954.

 

6. A Lagoa dos Patos, a maior do mundo (área equivalente a 11 mil k m2, cerca de 8 vezes o tamanho de toda a cidade de São Paulo), foi formada por 4 grandes oscilações do nível do mar, ocorridas entre 400 mil e 5 mil anos atrás. A lagoa é um viveiro de mais de 100 espécies de peixes e camarões, incontáveis répteis, insetos e microorganismos. Padres jesuítas chegaram à região antes dos colonizadores portugueses, em busca de um porto para escoar as riquezas produzidas na região das chamadas Missões. Os religiosos pediram ao rei de Portugal que lhes perpetuasse a posse do que chamavam de “pequenina lagoa de criar patos”. Mal-informado, o soberano chegou a concordar. Contudo, retomou seus direitos sobre o lugar ao saber que tinha sido enganado.

 

7. Em 1997, uma agência publicitária do Rio Grande do Sul, chamada “Como & Porque”, colocou em dúvida a fama de machão dos gaúchos. Uma pesquisa revelou que 65% dos gaúchos admitiram ter medo do escuro e 41% tremem diante da necessidade de ir ao dentista.

 

8. O Rio Grande do Sul foi o local de nascimento do MST (Movimento dos Sem-Terra) entre os agricultores, no ano de 1984.

 

9. É o estado mais frio do país.

 

10. O litoral do Rio Grande do Sul apresenta a maior faixa contínua de areia do planeta. É a Praia do Cassino, que conta com uma costa de 224 km.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.