sherlockholmesp

1. Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. O personagem apareceu pela primeira vez em 1887, em “Um Estudo em Vermelho”, conto publicado numa coletânea natalina.

 

2. O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle. Bell conseguia dizer muitas características psicológicas de uma pessoa apenas olhando seus trejeitos e roupas.

 

3. O detetive vivia na rua Baker, 221b, em Londres. O endereço existe, e hoje é ocupado por um museu totalmente dedicado a Sherlock Holmes.

 

4. Uma de suas maiores marcas registradas, a frase “Elementar, meu caro Watson” não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle.

 

5. A frase foi criada pelo ator norte-americano William Gillette, um dos primeiros a adaptar a obra para o teatro.

 

6. A peça ganhou uma versão cinematográfica em 1916, com Gillette no papel principal, e foi responsável pela difusão do personagem pelo mundo.

 

7. Até 2012, o personagem Sherlock Holmes tinha aparecido em 213 filmes, representado por 76 atores diferentes.

 

8. Sherlock Holmes morreu e depois ressuscitou por influência da mãe de Conan Doyle, criador do personagem. Holmes acabou morto ao despencar do alto das cataratas de Reichenbach, na Suíça, durante uma luta com o seu oponente James Moriart. Essa aventura chama-se “O Fim do Problema”. Os fãs não gostaram — a primeira a protestar foi a mãe de Doyle —, e obrigaram o autor a ressuscitá-lo.

 

9. O professor de psicologia John Radford lançou, em 1999, um livro sobre o QI de Sherlock Holmes. A conclusão da pesquisa é que, levando em conta os textos, o detetive criado por Conan Doyle é bastante inteligente — e não apenas sortudo.

 

10. “Sherlock Holmes” (1922), é um filme mudo no qual o detetive é interpretado por John Barrymore, e Watson, seu ajudante, é vivido por Roland Young. “A Vida Privada de Sherlock Holmes” (1970), em que Robert Stephens e Colin Blakely interpretam a dupla Sherlock e Watson, foi o segundo filme do personagem. Passaram-se 15 anos até que “O Enigma da Pirâmide” (1985) fosse lançado, com Nicholas Rowe no papel de Sherlock e Alan Cox como Watson. No brasileiro “O Xangô de Baker Street” (2001), o ator Joaquim de Almeida vive o detetive, enquanto o papel do ajudante ficou a cargo de Anthony O’Donnell. Já em “Sherlock Holmes” (2009), Robert Downey Jr. ficou com o papel principal, enquanto Jude Law viveu Watson.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.