Existem idiomas no mundo que são falados por pouquíssimas pessoas. São línguas que correm sério risco de extinção, pois não acompanham a dinâmica da evolução da linguagem e não têm sido transmitidos às novas gerações. Segundo especialistas em idiomas, algumas dessas línguas devem desaparecer completamente nas próximas décadas.
Um projeto chamado de “Idiomas em Risco” (The Endangered Languages Project) afirma que cerca de 40% dos quase 7000 idiomas falados no mundo correm o risco de desaparecer. Desse total, 215 línguas faladas no Brasil aparecem com ameaça de extinção.
Confira o Top 10 dos idiomas que estão em extinção no mundo:
1 – Crenaque – Atualmente, esse idioma é falado por apenas 10 pessoas no mundo. A língua é originária do Estado de Minas Gerais, no Brasil. O idioma é falado pelo povo crenaque, que vive às margens do Rio Doce, no nordeste de Minas Gerais. Hoje restam apenas 150 índios da etnia crenaque, mas apenas 10 dominam o idioma nativo.
2 – Ongota – Esse idioma é dominado por 8 pessoas. É falado na região de Muts’e, na Etiópia. A mistura de etnias é a principal causa do desaparecimento do idioma.
3 – Kanakanabu – Apenas 6 pessoas falam esse idioma, em sua maioria idosos de 63 a 81 anos de idade. A língua é falada na região de Namasia, em Taiwan. O povo indígena que dominava esse idioma hoje se comunica majoritariamente pelo Mandarim.
4 – Kawaiisu – Idioma falado por cerca de 5 pessoas no mundo. Falado no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O idioma é originário de tribos indígenas que viviam na Serra de Tehachapi, no sul da Califórnia, perto de Los Angeles.
5 – Paakantyi – Apenas 5 pessoas falam esse idioma na região de Nova Gales do Sul, na Austrália. A língua Paakantyi era falada por um grupo aborígene que vivia às margens do Rio Darling, no sudeste da Austrália.
6 – Ata – Idioma falado por apenas 4 pessoas no mundo na região da Ilha de Negros, nas Filipinas. É um idioma indígena adotado por um povo da região montanhosa da ilha de Luzon.
7 – Tehuelche – Língua dominada por 4 pessoas no mundo na região do Rio Santa Cruz, na Argentina. O povo que falava tehuelche habitava a Patagônia, no sul da Argentina, há mais de 14 mil anos.
8 – Poyanawa – Apenas 2 pessoas no mundo falam esse idioma no Acre, Brasil. É um idioma da família Panoan, falado por índios brasileiros.
9 – Kusunda – Idioma falado por 2 pessoas no Oeste do Nepal. É uma língua em sério risco de desaparecer em breve.
10 – Yagan – Língua falada por 1 pessoa na Ilha Navarino, no Chile. O Yagan era um idioma indígena dos antigos povos de Tierra Del Fuego.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.