1. Mesmo antes de seu lançamento, Harry Potter e a Ordem da Fênix bateu todos os recordes de venda. Mágica? Não, internet. Mais de 1 milhão de cópias foram encomendadas na livraria virtual Amazon.
2. Somados os sete livros da série, já foram vendidos no Brasil 3,6 milhões de exemplares de Harry Potter.
3. A primeira tiragem de Harry Potter e a Ordem da Fênix foi de 13 milhões de exemplares nos países de língua inglesa. Só nos Estados Unidos, foram 8,5 milhões.
4. No Brasil, o bruxo bateu o recorde de melhor estreia em um fim de semana da história, levando aos cinemas 796.587 espectadores.
5. Também foi o filme mais visto do canal de TV a cabo HBO, com 6,6 milhões de espectadores.
6. Os produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal tiveram à disposição um orçamento de 150 milhões de dólares. O segundo filme foi rodado com 50 milhões de dólares a menos.
7. Harry Potter e a Câmara Secreta atraiu quase tantos pottermaníacos quanto o primeiro filme da série: a bilheteria chegou aos 866 milhões de dólares.
8. A menor bilheteria de um filme do bruxinho foi a de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: 796 milhões de dólares. Uma razão supersticiosa dada para isso é que durante o filme é tocada a música Double Trouble, da peça Macbeth. Dizem que William Shakespeare se envolveu com bruxas para usá-la. Por isso, atores consideram que interpretar Macbeth dá azar.
9. Os livros da série foram traduzidos em 200 países e 70 idiomas, incluindo grego antigo e latim.
10. Em todos os livros da série, a brasileira Lia Wyler teve que traduzir para o português 968.197 palavras. Durante o trabalho, ela inventou 989 vocábulos, como “estrunchar” e “explosivins”.
Fonte: Guia dos Curiosos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.