Antes de ir para um país desconhecido, é preciso se familiarizar com sua cultura. Especialmente se for à Ásia, onde a sociedade ainda respeita as tradições e mantém uma estrutura hierárquica.
Reunimos algumas informações curiosas sobre a Coreia do Sul, um dos países mais fascinantes da Ásia.
1. Não brinque com os hashis
Na cultura coreana existem muitos tabus associados aos hashis — palitinhos usados como talheres. Por exemplo, se você perfurar a comida com eles, o anfitrião ou o cozinheiro poderão tomar como um insulto pessoal. Hashis na posição vertical, especialmente cravados no arroz, na Coreia estão associados à morte.
2. Não mostre suas tatuagens
Em geral, na Coreia do Sul (como em outros países asiáticos) existe uma relação especial com as tatuagens. O trabalho de um tatuador no país é ilegal e apenas os médicos podem se dedicar a “pintar o corpo”. Uma tatuagem pode levar a não conseguir um emprego ou ser tratado com desdém em lugares públicos.
3. Não use um decote profundo
Na Coreia, um decote profundo é considerado muito explícito. É por isso que as coreanas quase nunca usam camisetas e vestidos sobre os corpos nus. Mas com as minissaias é diferente. As meninas usam muito e tentam se cobrir com uma bolsa ou uma revista quando sobem as escadas.
4. Não deixe gorjeta
Na Coreia do Sul, em alguns locais, se você deixar gorjeta para o garçom, ele tomará como um insulto. Eles têm bons salários e esse gesto pode ofender a equipe. Mas se for a um bar americano ou europeu, onde o proprietário e a equipe não são coreanos, é outra coisa. Lá pode deixar gorjeta tranquilamente e mostrar toda a generosidade de sua alma.
5. Não deixe comida no prato
Os coreanos tratam a comida com muito respeito. As memórias da guerra e da anexação japonesa, ainda estão frescas. As porções aqui são grandes, condimentadas e, muitas vezes, picantes. Ao visitar uma casa, não é costume recusar a comida oferecida, quanto mais deixar um prato inacabado.
6. Não fique olhando os nativos
Os coreanos percebem isso como uma invasão de privacidade. Também não tente fotografar os habitantes sem pedir permissão primeiro. Não é simplesmente por uma questão de desconforto pessoal. Eles podem multá-lo ou até levá-lo à delegacia por tirar uma foto, dependendo do local. E você vai ter de explicar que não tirou com más intenções.
7. Não entre em conflitos. Especialmente com os mais velhos
Na Coreia, a hierarquia por idade é muito desenvolvida. Os mais jovens devem obedecer aos mais velhos e não ser rude com eles. As senhoras idosas (ajumma) são um pouco escandalosas, mas não as contradiga em nenhuma circunstância. Mesmo que estejam errados e tenham iniciado o conflito.
8. Não fique envergonhado por assuntos escatológicos
Na Coreia não há tabus com assuntos do banheiro. As pessoas podem falar sem problemas sobre necessidades grandes e pequenas, e a garota pode dizer ao namorado que teve diarreia. Além disso, tais questões podem ser discutidas durante um jantar ou na companhia de amigos. Podem perguntar tranquilamente se está tudo bem com o seu intestino. No país existe uma rede de banheiros públicos limpos e gratuitos. E em Seul, existe até mesmo um parque dedicado à cultura do banheiro. Como se costuma dizer, o que é natural não pode ser desagradável.
9. Não toque nas pessoas adormecidas nas ruas
Na Coreia, existe uma atitude especial em relação ao álcool. Os coreanos trabalham duro e às vezes bebem muito. Claro que não todos os dias, mais ao final da semana de trabalho. Geralmente se bebe na companhia dos colegas de serviço. Não é costume rejeitar o convite do chefe para beber (lembre-se do ponto sobre a hierarquia), e não há necessidade de fazê-lo. Nesses happy hours os funcionários podem ganhar uma promoção, um projeto rentável ou um aumento no salário. Após tais eventos, pode se ver homens e mulheres bem vestidos e bêbados dormindo nas ruas e no metrô de Seul. Não toque neles, muito menos tente pegá-los e levá-los para casa. Não se preocupe, eles não serão roubados. Policiais levarão os funcionários bêbados para casa.
10. Não fume em qualquer lugar
Seguindo uma tendência mundial, na Coreia, não se pode fumar em todo lugar. Há espaços estritamente designados onde a fumaça não incomoda ninguém. Pode ser um fumódromo especial ou um simples retângulo desenhado no asfalto, com uma inscrição que diz que ali é permitido. Há muitas áreas para fumantes na Coreia, especialmente em ambientes lotados. Mas se mesmo assim decidir acender um cigarro no local errado, esteja preparado para pagar uma multa.
Fonte: Incrível Club.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.