Você está triste? Não se preocupe! Todo mundo se sente triste e solitário de vez em quando. Essa é uma reação natural, pois nós, seres humanos, estamos sujeitos aos sentimentos de desamparo, decepção, tristeza e desespero.

Não deixe que a tristeza tome conta da sua vida. Confira algumas estratégias poderosas que podem te ajudar a afastar a tristeza e se sentir mais feliz hoje!

14 atitudes que podem te ajudar a trocar a tristeza pela felicidade

1. Pratique a gratidão – Sempre que você estiver se sentindo triste, tente focar sua energia no cultivo da gratidão. Busque os aspectos positivos da sua vida, seja grato e mude seu ponto de vista para uma perspectiva positiva. A gratidão nos ajuda a redescobrir as maravilhas, alegrias e aspectos magníficos da vida. Além disso, a gratidão também pode diminuir os níveis de estresse e de depressão.

2. Escute uma música animada – A música é uma maneira fantástica de se livrar do mau humor. Uma melodia otimista pode aumentar sua felicidade geral rapidamente. A música levanta o espírito e é capaz de criar uma atmosfera completamente diferente instantaneamente. Além disso, ela cria uma vibração positiva, provocando emoções boas dentro de você.

3. Pratique meditação – Os benefícios da meditação são surpreendentes. Essa técnica pode ser usada como uma rotina espiritual. Diversas pesquisas científicas já abordaram o tema da meditação e comprovaram que ela aumenta a felicidade e desempenha uma influência positiva sobre a função cerebral, o que pode levar a um aumento das emoções positivas.

4. Fale sobre seus sentimentos – É importante entender que você não está sozinho com sua tristeza. Falar com uma pessoa sobre seus sentimentos é talvez uma das maneiras mais rápidas de aliviar suas preocupações.

5. Desconecte-se da tecnologia com mais frequência – Os dispositivos eletrônicos tomam grande parte dos nossos dias. Se você está preocupado com seu bem-estar e felicidade, procure se desconectar com mais frequência das redes sociais. Os efeitos colaterais negativos da tecnologia são muitos. O uso excessivo do smartphone leva a sintomas de depressão e distúrbios do sono. Desconecte-se da Internet e tenha mais tempo para gastar nas coisas que realmente importam na vida.

6. Escreva sobre seus sentimentos – Escrever seus sentimentos no papel pode ser uma experiência muito positiva, capaz de ajudá-lo a entender melhor o que está te incomodando. É um exercício reflexivo poderoso.

7. Encontre a felicidade dentro de você – Quase todo ser humano busca a felicidade no meio externo, nos bens materiais ou em outras pessoas. Não fique perseguindo a felicidade. Encontre-a dentro de você. A verdadeira fonte de felicidade está dentro.

8. Permita-se chorar – Por mais contraditório que pareça, o choro pode realmente ajudá-lo a se sentir melhor. Em vez de reprimir seus sentimentos, permita-se chorar e colocar tudo para fora. Ao se permitir sentir a dor, você vai se curar muito mais rapidamente.

9. Explore a natureza – Apreciar a beleza da natureza ajuda a esquecer pensamentos tristes e negativos. Foque sua atenção na beleza do momento presente. A natureza é um remédio fantástico.

10. Ajude os outros – Se você ajudar alguém, isso o fará feliz por toda a vida. A felicidade pode ser encontrada quando ajudamos o próximo.

11. Seja proativo – Tenha mais controle sobre sua vida. Seja mais ativo, tome decisões. Mude tudo aquilo que lhe causa infelicidade, ansiedade e tristeza.

12. Tente ver o horizonte à sua frente – Não tenha um foco reduzido. Tente vislumbrar o horizonte e uma perspectiva nova de vida. Seja capaz de ver os eventos que acontecem em sua vida como experiências de crescimento e evolução.

13. Fique distraído – A distração pode, em muitos casos, proporcionar um grande alívio aos sentimentos de tristeza. Distrair sua mente pode introduzir mudanças benéficas e redirecionar seu foco para coisas boas.

14. Sorria, mesmo que não sinta vontade – Por mais absurdo que pareça, os cientistas descobriram que sorrir pode fazer você feliz. O mecanismo responsável por isso foi chamado de “hipótese do feedback facial”. Sorrir, mesmo sem vontade, cria um feedback neurológico associado com sentimentos de felicidade e alegria.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.