Ainda que algumas pessoas não sejam muito fãs de abelhas, é necessário dar crédito a elas pela criação de uma das substâncias mais deliciosas da Terra: o mel. Ele não só é ótimo para adoçar um pouco de chá, como também tem algumas propriedades incríveis que o diferencia de todos os outros produtos alimentícios. Que tal conhecer 14 fatos curiosos sobre o adoçante natural das abelhas?
1. Existem aproximadamente 20 mil espécies de abelhas na Terra, mas apenas uma pequena fração delas produz mel. A espécie de abelha mais usada na apicultura comercial pelo mundo é a Apis mellifera, conhecida como “abelha-europeia”.
2. Ele não tem prazo de validade, tanto é que um pote de mel de 3 mil anos já foi encontrado em uma antiga tumba egípcia. Detalhe, ele ainda era comestível e supostamente tinha um gosto bom!
3. Em média, uma abelha produz 1/12 de uma colher de chá de mel ao longo de sua vida. Para colocar isso em perspectiva, duas colheres de sopa de mel seriam suficientes para abastecer todo o voo de uma abelha ao redor do mundo.
4. A abelha-gigante-do-himalaia (Apis laboriosa) produz um melado alucinógeno.
5. Não existe risco de escassez de mel em Cuba, pois a incapacidade de importar pesticidas devido ao embargo faz com que as abelhas da ilha não sofram com produtos tóxicos.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.