Existem inúmeras coisas que usamos no dia a dia. E às vezes você chama tanto o produto pela marca que acaba esquecendo o verdadeiro nome dele. E, você pode não saber, mas isso acontece com mais produtos do que você pensa.
Qual é o nome daquela coisa adesiva que você coloca em um machucado pequeno? Qual o nome daquela esponja que aço que você usa para lavar a louça? Quando o nome daquela coisa que você usa pra raspar seus pelos? Se você respondeu Band-Aid, Bombril e Gillete, você realmente veio chamando esses objetos pelos nomes errados a vida toda.
Isso é um processo chamado de degenerescência de marca.
Confira 15 coisas que você chama pelo nome errado e nem sabia.
1 – Band-Aid
O nome oficial do Band-Aid é “curativo adesivo”. Band-Aid é só o nome do produto, feito pela Johnson & Johnson. O curativo adesivo é feito para proteger pequenos ferimentos, mantendo a umidade natural da pele e acelerando a cicatrização.
O band-aid foi inventado em 1920 por Earle Dickson, funcionário da Johnson & Johnson, para sua esposa. O produto permitiu a sua esposa cobrir suas feridas sem auxílio extra.
2 – Bombril
O nome oficial do famoso Bombril é “lã de aço”, ou ainda “palha de aço”. “Bombril”, na verdade, é o nome de uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica.
Investindo fortemente em propagandas, a empresa chegou a conquistar cerca de 90% do mercado de lã de aço no país. Foi fundada em 14 de janeiro de 1948, em São Paulo, por Roberto Sampaio Ferreira, com o nome de “Abrasivos Bombril Ltda.”
3 – Durex
O verdadeiro nome do Durex é simplesmente Fita Adesiva (ou fita gomada, ou até mesmo fita-cola). O nome de Durex teve origem no produto fabricado pela empresa de mesmo nome no Brasil a partir de 1946. Porém, “Durex” é o nome da empresa, que fabrica muitos outros produtos, como camisinhas.
4 – Catupiry
Com o nome oficial de “Requeijão Cremoso”, o Catupiry é a mais famosa marca do produto. O termo “Catupiri” vem do tupi antigo “katupyryb”, que significa “muito bom”. O processo de fabricação desse alimento começou no Brasil em 1911, a marca Catupiry foi consolidada nos anos 1970.
5 – Gillette
Lâmina de Barbear (ou aparelho de barbear) é o nome original do produto, que ficou conhecido como Gillette por causa da marca pioneira em sua produção. A empresa “The Gillette Company” foi fundada por King Camp Gillette, em 1902, como fabricante de aparelhos de barbear.
6 – Maizena
Amido de Milho é o verdadeiro nome deste produto, que ficou nacionalmente conhecido como Maizena. “Maizena”, por sua vez, é uma marca comercial do produto, criada nos Estados Unidos em 1842. Pertence à empresa multinacional Unilever, e é tão conhecida que virou sinônimo.
7 – Velcro
Ninguém imaginaria que o verdadeiro nome do Velcro era “fixador” ou “fechod e contato”. As empresas Velcro criaram este produto em 1948, e ficou assim conhecida por ser a única marca a fabricá-lo até então.
8 – Isopor
O Isopor é um nome comercial dado ao “Poliestireno expandido (EPS)”. É um plástico celular e rígido com variedade de formas e aplicações, e que apresenta-se como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos. É muito utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas para armazenamento de bebidas e comidas.
9 – Chiclete
Goma de Mascar é o nome oficial do popular Chiclete. É um confeito produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente, é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural. porém, pode ser feito a partir de borracha sintética. Adicionam-se açúcares, corantes e outros temperos à mistura, para as tornarem comestíveis.
10 – Miojo
Quase ninguém sabia que o nome oficial do “Miojo” é, na verdade, Macarrão instantâneo. Considerada uma das maiores criações do século 20, é mais conhecido no Brasil pela marca Miojo, subsidiária da Nissin-Ajinomoto Alimentos Ltda.
11 – Jet Ski
Aposto que você nunca ouviu ninguém falar “moto aquática”, ou “Veículo aquático pessoal”, mas esses são os nomes oficiais do Jet Ski. O “Jet Ski” é apenas o nome da marca desse produto, fabricado pela Kawasaki Heavy Industries, uma companhia internacional japonesa que fabrica equipamentos de transporte.
12 – Zíper
O Fecho Eclair é popularmente chamado de Zíper, graças à Talon Zipper, que criou o produto em 1893, nos Estados Unidos.
13 – Ping-Pong
Muito raro ouvir alguém falar “tênis de mesa”, mas esse é o verdadeiro nome do Ping Pong. O jogo era conhecido como “”ping pong” na Inglaterra, durante oséculo 19, e o nome se popularizou mundo à fora.
14 – Sucrilhos
Oficialmente denominado Cereal Matinal, ou Cereal em Flocos, o nome “Sucruilhos” se popularizou por ser a principal marca do produto. A Kellogg Company foi líder na produção do “Sucrilhos Kellogg’s”, e assim ele ficou conhecido por esse nome nacionalmente.
15 – Danoninho
Você nunca deve ter ouvido falar de “iogurte/queijo petit suisse” na vida, mas esse é o verdadeiro nome do Danoninho. É um tipo de queijo fresco, não maturado, com adição de polpa de fruta, vitaminas e açúcares. Ele foi originado do produto francês “Danino”, que também é distribuído ao redor do mundo pela Danone. No Brasil, ficou “Danoninho”, com um dinossauro verde na embalagem.
Fonte: Ultra Curioso
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.