No último final de semana, os protestos que aconteceram nos Estados Unidos viraram notícia e tiveram reflexos no mundo inteiro. Em 25 de maio, o ex-segurança George Floyd foi abordado por um policial branco no estado de Mineápolis, nos EUA, e vídeos de testemunhas mostram que, de forma bastante violenta, Floyd ficou inconsciente antes de ser declarado morto, após ser levado a um hospital.

“Eu não consigo respirar” foram as últimas palavras de Floyd que serviram como palavra de ordem para protestos que tomaram o país, mesmo durante a quarentena. No Brasil, torcedores da Gaviões da Fiel e de times rivais, uniram-se e foram às ruas vestindo máscaras no último domingo (31) em um protesto declarado como antifascista e a favor da democracia.

Infelizmente, o preconceito racial não é nenhuma novidade e deve sempre ser discutido e lembrado para que casos como o de George Floyd sejam cada vez menos frequentes. Muitos diretores de cinema e televisão já produziram trabalhos que abordam o tema, seja de forma mais direta ou ficcional, retratando como as diversas maneiras em que o racismo se manifesta e quais são as consequências.

Confira 15 sugestões de filmes e séries que abordam o tema.

1 – BlacKkKlansman: Dirigido por Spike Lee, o filme que foi indicado ao Oscar, a fala sobre um policial negro do Colorado que, em 1978, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com a seita por telefonemas e cartas e, quando precisava estar pessoalmente, enviava um policial branco em seu lugar.

 

2 – Estrelas Além do Tempo: Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação de Octavia Spencer, Estrelas Além do Tempo conta a história de uma equipe de cientistas formada por mulheres negras que lideraram uma das maiores operações da NASA e foram fundamentais no processo que levou o homem à Lua.

 

3 – 12 Anos De Escravidão – Baseado em uma história real, o filme venceu o Oscar nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante. Solomon Naothup é um escravo liberto que vive feliz ao lado de sua família, porém, após aceitar um trabalho em outra cidade acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. O filme mostra a forma que Solomon supera a violência física e emocional pela qual é submetido e a forma que, ao longo de doze anos, dois senhores Ford e Edwin Epps , o exploram de maneiras diferentes.

 

4 – Cara Gente Branca: Tanto a série, quanto o filme de mesmo nome, falam sobre Samantha White e os estigmas sobre ser uma aluna negra em uma universidade prestigiada dos Estado Unidos. O stress, tensões sociais e a pressão acadêmica são somadas aos preconceitos sofridos pela jovem.

 

5 – 13ª Emenda: O documentário discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos, que diz: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”, e mostra os impactos negativos que refletiram na vida dos afro-americanos no país.

 

6 – Mississipi em Chamas: Rupert Anderson e Alan Ward são dois agentes do FBI que investigam a morte de três rapazes negros que lutavam contra a segregação racial. As vítimas viviam em uma pequena cidade dos Estados Unidos onde o racismo é visível e a violência contra a comunidade negra faz parte da rotina.

 

7 – A Hora do Show: Outro grande filme de Spike Lee, conta a historia de Pierre Delacroix , um escritor de séries de TV em crise com seu chefe. Sendo o único negro da sua equipe, Delacroix propõe a criação de um show que é estrelado por dois mendigos negros, denunciando a forma estereotipada como a raça é tratada na TV. O objetivo do escritor era ser demitido com essa proposta, mas o programa acaba se tornando um grande sucesso entre o público norte-americano, que não se toca do viés crítico da obra.

 

8 – Histórias Cruzadas: O filme se passa em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos numa época em que o racismo apenas começava a ser questionado na sociedade norte-americana. O filme mostra a jovem Skeeter , entrevistando diversas mulheres negras que, com seus relatos, tomam o protagonismo do filme contando como deixaram seus sonhos e suas famílias de lado para trabalharem criando os filhos da elite branca local.

 

9 – Moonlight – Sob a Luz Do Luar: Concentrado na trajetória de Chiron, o filme ganhador de três Oscar em 2017, fala sobre a busca identitária e de autoconhecimento por parte de um homem negro que sofre com bullying desde criança e tem convive com questões de vulnerabilidade social, como tráfico, pobreza e violência.

 

10 – What Happened, Miss Simone?: O documentário, produzido pela Netflix, traz entrevistas e imagens inéditas da cantora, pianista, compositora e ativista Nina Simone, falecida em 2003. Nina Simone tinha uma expressão musical única, e buscava conciliar a carreira com a participação ativa em movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da década de 1960.

 

11 – Pantera Negra: O longa, primeiro filme solo deste herói dos quadrinhos, faz uma relação sobre a evolução da tecnologia nos países africanos e mostra um ponto de vista crítico sobre a relação entre pessoas pretas de origens diferentes e grupos rivais. Na ficção, T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados.

 

12 – Cidade de Deus: Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão.

 

13 – Fruitvale Station: Fruitvale Station é um filme que mostra a luta de Oscar Grant , um jovem de 22 anos que perde o emprego e esconde a informação da namorada, Sophina , por achar que é capaz de recuperar o trabalho. Porém, a situação se complica quando o personagem acaba sendo vítima do preconceito.

 

14 – Django Livre: No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais.

 

15 – The Get Down: Ambientada em Nova York dos anos 70, a série conta a história de como, à beira das ruínas e da falência, a grande metrópole deu origem a um novo movimento musical no Bronx, focado nos jovens negros e de minorias que são marginalizados.

 

Fonte: MSN Brasil


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.