A genética influi muito na aparência que temos em uma determinada idade. Mas isso não é o único fator, nós também podemos provocar um impacto significativo sobre esse processo de envelhecimento.
1. Usar rabo de cavalo
Apertar fortemente as raízes do cabelo pode provocar queda de cabelo e causar calvície no futuro. Para proteger seu cabelo, substitua rabos de cavalo por diferentes coques.
2. Beber muito leite
Claro, você não deve deixar de beber leite totalmente. No entanto, deve ficar ciente das consequências desagradáveis do seu abuso. Na composição do leite, há hormônios andrógenos que fazem com que as glândulas sebáceas fiquem mais ativas. Como resultado, produz-se mais sebo, que obstrui os poros da pele e faz com que ela apresente um aspecto gorduroso e cansado.
3. Protetor solar apenas no rosto
Muitas mulheres já se acostumaram a aplicar protetor solar durante todo o ano, mas se esquecem de aplicá-lo nas mãos. Essa região é mais suscetível ao envelhecimento e à perda de gordura, o que faz com que as veias das mãos fiquem mais visíveis e com que os raios UV as ’decorem’ com manchas e rugas. Não se esqueça de aplicar protetor solar em suas mãos, especialmente se você estiver dirigindo. E no verão lembre-se de passar protetor no pescoço e no decote.
4. Sentar com as pernas cruzadas
Uma rede de veias dilatadas nas pernas é o resultado direto de um pinçamento dos vasos sanguíneos e de distúrbios circulatórios. Aliás, a postura das pernas cruzadas leva a uma estagnação do sangue na região pélvica, que é particularmente prejudicial às mulheres (e muito prejudicial às mulheres grávidas). Controlar-se não é fácil, mas você pode comprar uma cadeira confortável e criar um hábito: sempre que possível levantar as pernas mais para cima, ou seja, num suporte ou no braço do sofá, entre outras coisas.
5. Pentear-se com o cabelo molhado
O cabelo, após esse procedimento, torna-se quebradiço. Este é um erro comum no cuidado do cabelo. A fim de não danificar os fios, em primeiro lugar, seque-o cuidadosamente com uma toalha (mas não esfregue). Em seguida, use um secador de cabelo, só então você pode usar um pente para fazer seu penteado.
6. Depilar as sobrancelhas antes de se maquiar
Se você tiver decidido corrigir a forma de suas sobrancelhas com pinça ou cera, faça-o à noite, depois de lavar o rosto. Assim, reduz o risco de entrar em contato com bactérias e, ao redor das sobrancelhas, se produza uma irritação que, de outro modo, você também teria que esconder usando um corretivo.
7. Aplicar acessórios de cabelo numa temperatura alta
8. Esfregar os olhos
Este mau hábito afeta os cílios, tornando-os frágeis e fazendo com que caiam. Você também machuca a pele sob os olhos, que fica vermelha e faz com que você fique com um aspecto cansado. Substitua esse hábito de esfregar os olhos pelo método ’20-20-20?: Olhe para longe a cada 20 segundos e a cada vinte minutos.
9. Guardar rancor
Um estudo publicado pela revista Behavioral Medicine em 2005 mostrou que existe uma relação entre o perdão e a saúde física. Se você continua guardando rancor, isso fará com que aparente ter um par de anos a mais. E o rancor faz com que seu corpo acumule o hormônio do estresse (cortisol). Promove ganho de peso, aumenta a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes.
10. Tocar no próprio rosto com frequência
Você já não percebe quando apoia a bochecha na mão, coça o nariz e esfrega o queixo. O dano dessa atitude é duplo: o constante estiramento da pele provoca rugas prematuras e, se você fizer isso com as mãos sujas, é fácil criar ali um foco de infecção, o que faz com que apareçam mais espinhas. É possível se livrar desse hábito com um forte e constante autocontrole.
11. Reaplicar o pó da maquiagem
A pior coisa que você pode fazer com a sua pele é aplicar pó várias vezes durante o dia, quando aparece um brilho oleoso. E não por causa da capa de pó que se forma, mas pelo fato de obstruir os poros. O que você poderia fazer para evitar a oleosidade da pele? Sempre comece aplicando no rosto uma toalhinha (para absorver o excesso de gordura) e, depois disso, se ainda achar que a pele não ficou bem, aplique o pó.
12. Carregar um universo inteiro em sua bolsa
Se a sua bolsa tem tudo o que você precisa, incluindo um guarda-chuva, um kit de primeiros socorros, um par de sapatos para trocar e um livro grosso, muito provavelmente a sua postura será afetada. Portanto, não se esqueça de mudar a bolsa de uma mão para outra ou de um ombro para outro.
13. Aplicar muito creme no rosto
Até mesmo o melhor creme pode danificar a pele, se você utilizá-lo demais. Não aplique uma camada espessa de creme: sob essa película, a pele não respira e, portanto, é muito provável o aparecimento de edemas, olheiras e de uma cor de pele pouco saudável. Você sempre deve remover o excesso de creme com um guardanapo.
14. Correr em excesso
De acordo com os médicos, corrida demais acelera o envelhecimento da pele. Prefira uma corrida leve na parte da manhã, que lhe fará bem.
15. Tomar sucos recém espremidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.