Um Centro Financeiro dedicado ao Lazer
Os três principais centros financeiros de São Paulo são as avenidas Luís Carlos Berrini, Faria Lima e Paulista. Esta última abriga um grande número de instituições financeiras. Mas o detalhe é que a Paulista é também um importante centro de lazer. Ela possui três shoppings centers, espaços culturais, museus, parques, feiras de artes e artesanato e… é totalmente aberta para o lazer durante os domingos! Os paulistanos adoram passar o dia vendo exposições, pedalando ou simplesmente dançando no meio do asfalto.

 

Um Centro Financeiro cercado de Cemitérios
Não diríamos que a avenida Paulista é cercada de cemitérios, mas que é “vizinha” de seis necrópoles. Uma delas parece um jardim, com o detalhe de que a maioria das pessoas ali sepultadas é de origem britânica (se quer saber, ele se chama Cemitério do Redentor). Outro é simplesmente um antigo cemitério de padres e freiras (chama-se Cemitério do Santíssimo Sacramento, e é colado ao Cemitério do Araçá). Mas um dos mais curiosos é o Cemitério da Consolação, onde estão enterradas inúmeras personalidades das artes e da política, entre os quais Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Marquesa de Santos. O Cemitério da Consolação é ainda um verdadeiro museu a céu aberto, com obras de artistas consagrados como Victor Brecheret.

 

Maior comunidade Japonesa fora do Japão
São Paulo é uma cidade italiana, árabe, armênia, portuguesa e japonesa. Possui a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo. Muitos vivem no bairro da Liberdade, que concentra boa parte do comércio de produtos típicos do Oriente. Numa visita às suas lojas e galerias, é possível comprar produtos como peixe seco, balas de chá verde, doces de arroz e algas marinhas para o preparo de sushis, além de muitas guloseimas de dar água na boca. Isso sem contar os restaurantes típicos, que oferecem pratos que vão além da dupla sushi-sashimi.

 

Maior cidade Nordestina fora do Nordeste
A cidade de São Paulo concentra um grande número de nordestinos e descendentes. São em sua maioria baianos, seguido de pernambucanos e naturais de outros estados. Um dos pontos de encontro mais interessantes da população de origem no Nordeste é o Centro de Tradições Nordestinas, no bairro do Limão, Zona Norte. Com restaurantes, bares e outras atrações, o CTN atrai público principalmente no mês de junho durante as festas juninas. De shows de música regional a apresentações de quadrilhas, as opções de diversão são inúmeras. O CTN tornou-se tão famoso que hoje em dia atrai até paulistanos natos.

 

Dezenas de ruas especializadas
Acredite se quiser, mas são 59 ruas especializadas. A José Paulino, no Bom Retiro, é especializada em moda. A 25 de Março vende presentes, brinquedos e quinquilharias. A rua da Consolação concentra uma grande quantidade de lojas de lustres e luminárias. Mas algumas são bastante curiosas, como a Paula Sousa, cuja especialidade são os produtos para restaurantes. Os visitantes podem comprar facas, panelas, churrasqueiras, mesas, balcões e outras coisas encontradas apenas em restaurantes e bares.

 

O maior Shopping Center da América Latina 
Trata-se do shopping Aricanduva, na Vila Matilde, Zona Leste. Ele possui nada menos que 500 lojas, além de um centro especializado em automóveis e uma mega-galeria de móveis e decoração. São também dois hipermercados, dois mega-atacadistas e duas super-lojas de material de construção. Ainda não acabou. O Aricanduva inaugurou recentemente um parque de diversões. E se você acha que é tudo, ele ainda possui um mini-centro universitário. Diversas linhas de ônibus circulam e/ou fazem ponto final dentro do complexo Aricanduva.

 

Um Shopping dedicado ao Rock 
Não é exatamente um shopping center, mas uma mega-galeria com dezenas de lojas voltadas para o rock. Os visitantes se deparam com lojas especializadas em vinil (a Baratos Afins é uma verdadeira mina de raridades), roupas e acessórios para góticos, roupas militares, camisetas de bandas de rock, brinquedos no estilo toy art e uma infinidade de produtos. Se quiser, ele ainda pode fazer uma tatuagem da sua banda predileta. Chamada de Grandes Galerias, ela fica na 24 de Maio, no Centro da Cidade.

 

Aldeias Indígenas
É claro que existem outras cidades com aldeias em seu perímetro urbano. Mas estamos falando de São Paulo, a maior metrópole brasileira. Trata-se do 4º município com maior população indígena. A maioria está espalhada pela cidade, mas alguns índios vivem em aldeias nas regiões Norte e Sul. A maior delas fica na Zona Sul, na localidade de Marsilac.

 

Maior terminal Rodoviário da América Latina 
Além de ser o maior da América Latina, o Terminal Rodoviário do Tietê é o segundo maior do mundo. Anexo à estação Tietê do metrô, ele possui linhas de ônibus com destino a centenas de cidade do Brasil e exterior (mais propriamente Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru). É possível comprar passagens para destinos inusitados e distantes, muito distantes. O percurso mais longo é de uma linha que liga São Paulo a Lima, no Peru (são “apenas” 6 mil quilômetros).

 

Maior Parque de exposições da América Latina
O Complexo do Anhembi, na Zona Norte da Capital, é o maior parque de exposições do país e da América Latina. Entre as exposições mais importantes que lá ocorrem estão o Salão do Automóvel e a Bienal do Livro. O curioso é que o Anhembi possui ainda uma arena para shows e, bem ao lado, um sambódromo. Este último abriga desde eventos com automóveis até shows internacionais – além do próprio carnaval paulistano, é claro. Por sinal, São Paulo está entre os 15 melhores destinos para eventos do mundo.

 

Maior complexo Hospitalar da América Latina
Quando a gente diz que o Hospital das Clínicas de São Paulo é grande, é porque ele é MUITO grande. Trata-se, afinal de contas de um complexo hospitalar com diversos edifícios, entre os quais o Hospital do Coração, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto do Câncer e Instituto da Criança, entre outros. Ele é ainda vizinho do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Possui em torno de 60 laboratórios. Recebe milhares de pessoas todos os dias, não só do estado de São Paulo, como de outras unidades da Federação. Um detalhe curioso: hospitais famosos como o Nove de Julho, Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês ficam pertinho dali.

 

Maior parada LGBT do Mundo
A Parada LGBT – até recentemente chamada de Parada Gay – atrai um público de 2 milhões de pessoas. São em grande parte turistas oriundos de todos o lugares do país, que aproveitam o feriado prolongado de Corpus Christi (o evento ocorre no primeiro domingo depois da celebração católica) para curtir a cidade e frequentar seus inúmeros bares e restaurantes. A Feira Cultural, que reúne barracas de comida e shows de drags, é um dos pontos máximos dos eventos pré-Parada. Ruas com bares e boates voltados para o público LGBT ficam intransitáveis à noite, como a Dr. Vieira de Carvalho, no Centro. O interessante é que quase 40% do público que comparece à Parada LGBT não é gay, são apenas moradores locais, famílias e curiosos.

 

Museu dedicado ao Perfume
Pode ser que exista um museu sobre o perfume em Paris ou qualquer outra capital do mundo. Mas será que existe um especializado em óculos? Ou voltado ao relógio? Pois São Paulo não só possui museus do perfume, óculos e relógio como possui outros bastantes curiosos: Museu da Polícia, Museu das Invenções, Museu do Crime, Museu da Energia, Museu da Pessoa….

 

Padarias + Lojas de Conveniência 
Acredite se quiser, mas são 3.200 padarias, responsáveis pela produção de 10,4 milhões de pães por dia. O interessante é que as padarias paulistanas vendem também bolos, broas, biscoitos, pudins, doces, sushis… Isso mesmo: sushis! Isso porque muitas servem almoço diários. Grande parte dessas padarias são ainda verdadeiras lojas de conveniência, onde o freguês pode comprar de revistas a itens de festas. Cabe lembrar que existem padarias que ficam abertas 24 horas por dia. O freguês pode comprar um pão ou pedir um sanduíche no horário que quiser.

 

Pizzarias, Pizzarias e mais Pizzarias
Paulistanos são apaixonados por pizza. São os que mais consomem pizza no Brasil. Só perdem para os nova-iorquinos no consumo desse prato no mundo. A cidade possui em torno de 6 mil pizzarias. São 1 milhão de pizzas por dia, cerca de 720 por minuto. Agora, uma curiosidade: o segundo alimento mais consumido pelos paulistanos é o sushi.

 

Vista para o Mar
Estamos novamente falando da cidade de São Paulo. Apesar de ficar longe do litoral, é possível apreciar o mar sem sair da capital. Basta ir até a região de Marsilac, no alto da Serra do Mar. Nos dias mais claros – algo raríssimo na região cabe aqui frisar –, é possível ter uma vista curiosa do oceano Atlântico. Apesar de localizado na região do ABC, cerca de 25 quilômetros da Praça da Sé, a Estrada Velha de Santos também proporciona uma excelente visão das cidades da Baixa Santista, do porto de Santos e do mar.

 

 

Fonte: Mais que Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.