1 – A palavra café veio do árabe, provavelmente de Kahoua ou Qahwa (o excitante).
2 – O café é originário da Abissínia, região da atual Etiópia.
3 – Existem mais de 25 variedades da planta do café, mas apenas duas ou três são comercializadas: o arábica e o robusta. Setenta e cinco por cento da produção mundial é do café arábica.
4 – A diferença entre o arábica e o robusta é o que primeiro possui em seu DNA 44 cromossomos, e o segundo, 22.
5 – Um cafeeiro vive entre 60 e 70 anos.
6 – O primeiro país a cultivar o café para consumo foi o Iêmen, em 575, e a primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla, no ano de 1495.
7 – Até o século XVII, apenas os árabes cultivavam o café. O primeiro país do Ocidente a conseguir mudas da planta foi a Holanda. Detalhe: essas mudas estão conservadas até hoje no Jardim Botânico de Amsterdã.
8 – Alguns povos acreditam que a borra no fundo da xícara de quem bebeu o café pode revelar seu futuro. Esse tipo de adivinhação é chamada de cafeomancia.
9 – O consumo moderado de café pode ajudar na prevenção de várias doenças, do câncer de cólon ao mal de Parkinson.
10 – O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido de Vietnã e Colômbia. Uma observação: 25% do café consumido no mundo é originário do Brasil.
11 – Em virtude da depressão econômica iniciada em 1929, o governo Getúlio Vargas queimou em torno de 80 milhões de sacas de café.
12 – Para participar dos Jogos Olímpicos de 1932, os atletas brasileiros viajaram num navio carregado de café, que parava em diversos portos para descarregar o produto.
13 – Em alguns lugares da África e Oriente Médio o café é consumido com canela, alho ou gengibre.
14 – Os suíços costumam tomar café acompanhado de um licor, o kirsch. Em algumas regiões da Alemanha, a população aprecia café com chantili. Já os belgas costumam tomar com um pequeno pedaço de chocolate no interior da xícara.
15 – O profissional especializado em preparar café é chamado de barista.
16 – O filtro de café de papel foi criado e patenteado em 1908 por uma senhora alemã chamada Melitta Bentz.
17 – As bebidas mais consumidas do mundo são a água e o chá (Camellia sinensis), cabendo ao café somente o terceiro lugar.
18 – A maior rede de cafeterias do mundo é a americana Starbucks, com 15 mil lojas. Calcula-se que ela abra em média sete lojas por dia.
Fonte: Mais que Curiosidades
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.