A expressão YouTube vem da junção das palavras em inglês You (Você) e Tube (Tubo) e é usada no sentido de televisão – algo como “você televisiona” ou “você transmite”.
O YouTube foi fundado por três funcionários da empresa de pagamentos PayPaw chamados Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. O lançamento ocorreu no finalzinho de 2 005.
O primeiro vídeo do Youtube chamava-se “Me at Zoo”, e foi carregado no dia 23 de abril de 2 005.
O sucesso do YouTube foi tão grande que ele foi comprado pelo gigante de internet Google em outubro de 2 006.
Já em março de 2 006, o YouTube recebia cerca de 20 000 vídeos por dia. Hoje, o que se sabe é que são carregados 100 horas de vídeo a cada minuto.
Setenta por cento dos usuários do YouTube são norte-americanos, e mais da metade tem menos de 20 anos.
Até hoje, o YouTube teve o equivalente a 140 visualições para cada pessoa no planeta.
Vinte por cento dos vídeos são de música.
O YouTube recebe mais de 2 bilhões de espectadores por dia e está disponível em 61 idiomas.
Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas no YouTube ao mês.
O YouTube possui mais de 1 milhão de parceiros em 30 países, que recebem pelos vídeos publicados no site.
A primeira transmissão ao vivo no YouTube foi feita em novembro de 2 008. Hoje, dezenas de artistas usam o YouTube para transmitir shows.
Para ser inserido no YouTube, o vídeo precisa ter, no máximo, 15 minutos de duração e tamanho de 2 GB.
O YouTube realiza todos os anos um concurso chamada YouTube Video Awards, em que os internautas elegem os melhores vídeos inseridos no site.
O primeiro vídeo do YouTube a atingir 1 milhão de visualizações chamava-se Nike Football Ronaldinho, com o jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixadinhas e acertando repetidamente a trave do gol.
O vídeo mais acessado (até hoje, é bom deixar claro) é o clipe da música Gangnan Style, do músico sul-coreano Psy. Até o início de 2 015 ele teve nada menos que 2,2 bilhões de acessos.
O tráfico a partir de dispositivos móveis representa 25% do movimento do YouTube. Isso representa em torno de 1 bilhão de visualizações por dia através de celular.
Você precisaria, no mínimo, viver 2 000 anos para assistir todos os vídeos do YouTube.
Fonte: Mais Que Curiosidades
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.