Duas mulheres sul-africanas, sem experiência anterior no setor de reciclagem ou gerenciamento de resíduos de plástico, mas com uma visão compartilhada de rios e oceanos livres de plástico, decidiram unir suas cabeças para trabalhar em direção a uma solução sustentável para o problema da poluição por plásticos na Cidade do Cabo .

 

Santie Gouws e Ursula van Eck co-fundaram a Sunshine Cleaning para lidar com a poluição plástica dentro de bairros adjacentes a rios e canais, para impedir que esse plástico entre nos rios – e, finalmente, acabe no oceano.

 

“Nossa pesquisa nos levou ao canal e sistema fluvial de Blue Downs, bem embaixo do nosso nariz na Cidade do Cabo, uma das cidades mais bonitas do mundo”, disseram eles à GNN.

 

O projeto de Limpeza do Oceano da Holanda, que também começou a coletar plástico dos rios , identificou esse canal em particular como um dos 1000 principais sistemas fluviais poluídos com a maior gravidade do planeta.

 

O par percebeu que, para alcançar uma solução sustentável, eles precisariam entender os tipos, volume e condição dos resíduos de plástico que se instalam nas margens do canal. Para isso, precisariam de ajuda especializada – e a encontraram na maior empresa de gerenciamento de resíduos da África do Sul.

 

“Duas semanas após o confinamento da Covid 19, entramos em contato com o EJ da Enviroserv , com quem Santie havia se encontrado no Seminário de Gerenciamento de Resíduos no início do ano. O envolvimento aberto positivo de EJ conosco e a atitude pró-ativa rapidamente resultaram em um plano de ação para uma limpeza e avaliação de resíduos das margens do canal Blue Downs, definidas para 18 de julho. ”

 

Eles então contrataram as autoridades da Cidade do Cabo para obter as permissões necessárias, bem como a comunidade de Blue Downs, para garantir sua adesão, envolvimento e bênção pela limpeza.

 

“Apesar dos desafios de tentar alimentar centenas de pessoas, resultantes da crise do COVID-19, o grupo de Ação Comunitária das Mulheres de Downs Azul e o conselheiro local da ala Jerome Fitz nos receberam de braços abertos e nos deram seu total compromisso e apoio sem hesitação.”

 

Após uma semana do calor mais extremo do Cabo, os voluntários foram abençoados naquele dia com o clima mais espetacular da Cidade do Cabo que alguém poderia desejar – sol brilhante e céu azul, com neve ainda visível nas montanhas ao longe.

 

“Mascarados, higienizados e mantendo o distanciamento social necessário”, reuniram-se 28 voluntárias da Enviroserv, da Blue Downs Women Action e da Vigilância de Bairro (que ofereciam segurança na área conhecida por atividades de gangues), para se juntar ao conselheiro da ala e a Santie e Ursula deve coletar 375 kg de lixo plástico nas margens do canal naquela manhã.

 

“As mulheres da Ação Comunitária da Mulher forneceram café quente e sanduíches, e até a Vigilância do Bairro juntou-se para pegar o plástico, garantindo a nossa segurança.”

 

Agora, eles aguardam os resultados da triagem e avaliação dos resíduos da Enviroserv – que também forneceu generosamente bolsas, luvas e máscaras – que informarão os próximos passos da Sunshine Cleaning em sua jornada para salvar seu cantinho do mundo da poluição plástica oceânica.

 

Como Nelson Mandela disse: “Sempre parece impossível até que seja feito.”

 

Fonte: Good News Network.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.