O inverno é uma época de ficar em casa agarradinho com seu amor debaixo da coberta, tomar sopa, chocolate quente, pessoas estilosas nas ruas. Então vamos conhecer alguns fatos e curiosidades sobre o inverno que você não sabia.
1. Todo inverno em uma estação de pesquisa no Pólo Sul, 50 pessoas ficam totalmente isoladas por 8 meses.
2. Durante o “Terror Vermelho” de 1918, a polícia secreta comunista em Orel “derramou água em prisioneiros nus atados nas ruas de inverno até se tornarem estátuas de gelo vivas”. Na Ucrânia, eles “enrolavam pessoas em barris cravejados internamente com pregos. Mais de 1 milhão de pessoas morreram.
3. Alemães e russos na Primeira Guerra Mundial tiveram um cessar-fogo temporário de inverno para caçar centenas de lobos que atacavam violentamente os soldados.
4. Como os romanos usavam a luz do dia e a escuridão para determinar o tempo, uma hora era de 45 minutos no inverno e 75 minutos no verão.
5. É possível caminhar dos EUA para a Rússia no inverno.
6. O único exemplo registrado de uma cavalaria capturando os navios de um inimigo ocorreu no inverno excepcionalmente frio de 1795, quando a maior parte das hidrovias do norte da Europa congelou e a cavalaria francesa foi capaz de atacar um porto congelado para capturar a frota holandesa encalhada.
7. A Rússia precisa bombardear seus rios a cada inverno para evitar enchentes perigosas causadas por barragens de gelo.
8. No Reino Unido, o governo financia um serviço que você pode notificar sobre uma pessoa que dorme ao relento durante o inverno, e eles encontrarão essa pessoa e arrumarão uma cama para a noite.
9. Em 400 a.C, os persas desenvolveram um tipo de edifício que produzia gelo no inverno e o armazena durante todo o verão em um clima quente e deserto.
10. Existe uma cidade na Noruega chamada Hell, que congela quase todo inverno.
11. Algumas lagartas árticas não podem comer o suficiente durante o verão para sustentar a transformação, de modo que elas congelam sobre sólidos congelados, protegidos pelas propriedades anticongelantes do sangue. Pode levar 14 anos antes de construir uma reserva suficiente para transformar. Estas são as lagartas mais antigas do mundo.
12. Há um sapo que se deixa congelar completamente todo inverno. Seu coração se acalma, o sangue para de fluir e os olhos ficam brancos porque suas lentes congelam. No verão, ele descongela e pula por aí, como se nada tivesse acontecido.
13. Apesar de uma precipitação anual de apenas três polegadas, a cidade de Yuma, no Arizona produz 90% da alface americana durante o inverno.
14. Os cientistas acreditam que uma guerra nuclear em larga escala resultaria no que é comumente conhecido como um “crepúsculo nuclear”, um evento climático global semelhante ao inverno que potencialmente duraria décadas ou mesmo séculos após o uso de armas nucleares.
15. Uma cidade na Suécia usa terapia de luz em paradas de ônibus para combater a depressão durante o inverno, quando 19 horas do dia são de escuridão.
16. 70% dos nômades mongóis têm energia solar desde 2013. O sol brilha em média 250 dias por ano na Mongólia. Ela brilha, mesmo durante os frios dias de inverno, nas centenas de milhares de nômades que ainda vagam pelas estepes, conduzindo animais e vivendo em tendas parecidas com uma cúpula, chamando as iurtas.
17. Muitos zoólogos europeus acreditavam que os pássaros hibernavam no fundo do mar ou voavam até a lua no inverno até 1822, quando uma cegonha foi encontrada na Alemanha com uma flecha da África central em seu pescoço, fornecendo a primeira evidência clara de migração.
18. Um nariz congestionado e uma dor de garganta que sempre ocorrem quando o inverno e a primavera começam não são alergias. É uma reação não alérgica a mudanças de umidade com tratamentos muito diferentes.
19. Uma abelha realizará exercícios de aquecimento no inverno antes de voar.
20. A razão pela qual os tradicionais telhados asiáticos se curvam nos cantos é permitir que mais luz entre nas janelas no inverno e dê mais sombra no verão.
Fonte: Lista de Curiosidades.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.