Não importa a idade, nossa memória pode nos trair há qualquer hora e o pior, nos momentos mais impróprios possível. Seja em apresentações ou mesmo durante a apresentação de uma pessoa que pode ser importante para você, não se lembrar de argumentações ou de nomes é algo comum, mas que nos deixa em uma tremenda ‘saia justa’, não é mesmo?
Para evitar isso e melhorar a memória de uma maneira eficiente, a ciência tem alguns truques que são fáceis de colocar em prática. Como você vai ver, são coisas bobas, que podem não dão trabalho algum e que você pode incluir em sua vida de maneira bastante natural.
Ou você acha que é difícil fazer rabiscos aleatórios enquanto escuta alguma coisa importante, da qual precisa se lembrar mais tarde? E o que dizer de fazer pequenas brincadeiras mentais para melhorar a memória e jamais se esquecer de coisas importantes, como o nome de alguém?
Ficou interessado? Tudo isso e muito mais está na lista que preparamos abaixo. Como você vai ver, todas as dicas são cientificamente comprovadas e podem ajudar você quando for conveniente.
Conheça 3 truques para melhorar a memória:
1. Faça associações com objetos
Uma das coisas mais fáceis de se esquecer na vida são nomes de pessoas que acabamos de conhecer. O pior de tudo é que ficar perguntando várias vezes ‘qual é mesmo o seu nome?’ vai criando um clima chato, não é mesmo? Nesses casos, dá para evitar o constrangimento associando o nome da pessoa com algum objetos físico, que vá ajudar você a se lembrar. Se, por exemplo, a Ana estivesse sentada, você poderia pensar: “Ana do sofá”.
Claro que parece uma coisa boba, mas esse truque é um dos mais eficazes possíveis quando o assunto é melhorar a memória. Isso porque nosso cérebro é mais eficaz com realidades que com abstrações.
Sendo assim, pode ter certeza que a técnica vai funcionar com o que mais você precisar. Aliás, quanto mais absurda for a associação, mais fácil será de você se lembrar dela!
2. Compreenda ao invés de decoração
Apesar de ser a forma mais usada pelas pessoas, a repetição não é a melhor conselheira na hora de se lembrar das coisas. Isso porque, quando se decora algo, se algum detalhe foge ao roteiro, acaba-se esquecendo tudo.
Dessa forma, a melhor técnica para melhorar a memória e não se esquecer é compreender! Por exemplo, para apresentações, tente entender o conceito a respeito do qual precisa ser falado e você se sairá muito melhor do que se passar horas decorando suas anotações.
3. Rabisque
Outro truque que não parece grande coisa mais que ajuda muito na hora de melhorar a memória é rabiscar. Isso mesmo, fazer desenhos, linhas e traços aleatórios em pedaços de papéis podem ajudar a lembrar das coisas porque ajudam a ‘digerir’ informações não visuais (de novo, o cérebro funciona muito bem com abstrações). Isso, sem contar os demais significados que estes rabiscos têm e que você já conferiu aqui, nessa outra matéria.
Isso tudo já foi comprovado por uma pesquisa, feita em 2009. Segundo os cientistas, 29% das pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes conseguiam se lembrar deles com maior facilidade.
Vamos colocar essas dicas em prática?
Fonte: Segredos do Mundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.