A poesia brasileira é um dos nossos patrimônios culturais. São inúmeros os nomes reconhecidos e premiados internacionalmente. Esses autores são responsáveis por, em períodos distintos, contar a história do povo brasileiro e apresentar suas impressões sobre o mundo e os outros. Alguns nomes tiveram maiores destaques, tais como Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade.

 

Peculiarmente distintos, são poetas que embelezam a literatura brasileira. Antônio Frederico de Castro Alves, baiano, lutou por causas nobres, tais como a defesa da República, e ficou conhecido como o poeta dos escravos.

 

Antônio Frederico Castro Alves (1847 – 1871)

 

Trecho do poema “O Navio Negreiro (Tragédia no Mar)”

 

“‘Stamos em pleno mar… Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm… cansam
Como turba de infantes inquieta.

‘Stamos em pleno mar… Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro…
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro…

‘Stamos em pleno mar… Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes…
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?…

[…]

Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.“

 

Drummond, mineiro, veio bem depois de Castro Alves. Nasceu em 1902, na cidade de Itabira, e destacou-se por sua escrita repleta de ironia, sarcasmo e humor. O autor também merece lugar de prestígio por ter sido um dos ícones do movimento modernista no Brasil. Em conjunto com outros escritores, em 1925, mesmo ano de seu casamento com Dolores Dutra de Moraes, fundou um dos mais importantes veículos de informação para consolidação do modernismo no país tupiniquim, A Revista. Em 1930, ele publicou seu primeiro livro, Alguma Poesia. A partir daí, Drummond só nos trouxe mais arte.

 

Capa do livro José, publicação pela Editora Companhia Das Letras
Capa do livro José, publicação pela Editora Companhia Das Letras

 

Capa do livro Sentimentos do mundo, publicação pela Editora Record
Capa do livro Sentimentos do mundo, publicação pela Editora Record

 

Capa do livro A rosa do povo, publicação realizada pela Editora Record

Capa do livro A rosa do povo, publicação realizada pela Editora Record

 

Você sabe o porquê de estarmos falando desses dois autores em um texto que tem título “Dia Nacional da Poesia”? Esses dois nomes da literatura brasileira foram os escolhidos para que, em nosso calendário, comemorássemos uma das representações de arte mais significativas. O Dia Nacional da Poesia já foi comemorado no dia 14 de Março, data de nascimento de Castro Alves. Entretanto, o Projeto de Lei que defendia essa data como oficial foi arquivado. Dessa forma, recentemente, em junho de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.131/2015, que determina o dia 31 de Outubro como a data oficial para essa comemoração. E o escolhido para ser o homenageado em nosso calendário e representar a poesia brasileira foi Carlos Drummond de Andrade, nascido no dia 31 de Outubro.

 

Fonte: Mundo Educação


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.