O COVID-19 está impactando as cadeias de suprimentos de supermercado e os cronogramas de demanda nas grandes cidades e nas comunidades rurais dos Estados Unidos – mas para Gustavus, uma cidade litorânea gelada a 7 horas de Juneau, no Alasca, a interrupção é um assunto muito mais sério.
No final de abril, a mercearia da cidade partiu de Gustavus em uma pequena barcaça a caminho do mais remoto armazém Costco do mundo. Depois de sete horas, Toshua Parker chegou a Juneau, onde carregou paletes contendo US $ 20.000 em ovos, farinha, carne, enlatados, produtos – e, supomos, papel higiênico.
Para o comerciante solitário, é o necessário para administrar sua pequena loja chamada Ice Strait Wholesale – também carinhosamente conhecida como ‘Toshco’ – que mantém seus 446 vizinhos alimentados. É um enorme desafio, já que o isolamento da cidade apresenta dificuldades que apenas o Alasca pode entender. Sem eletricidade ou telefones até os anos 80 e meados dos 90, nenhuma estrada pode trazer um carro para a cidade.
A cidade é completamente cercada pelas montanhas distantes e campos de gelo do Glacier Bay National Park em três lados e o oceano no quarto.
“Você precisa voar aqui ou de barco aqui”, diz Calvin Casipit, prefeito voluntário da cidade.
As raízes profundas da família conectam Parker à cidade onde ele abriu sua mercearia há dez anos. O bisavô de Parker, Abraham Lincoln Parker, foi o primeiro homesteader permanente da região em 1917.
À medida que a loja crescia, Parker e seu pai se expandiram para ser donos do posto de gasolina da cidade, além de abrir uma empresa de transporte de mercadorias; a compra de dois navios – uma “apólice de seguro” de US $ 300 mil que assegurasse à Parker que poderia manter a cadeia de suprimentos em momentos de interrupção.
Um herói da cidade
Agora, durante o COVID-19, Parker registra o que os moradores de Gustavus precisam, recebendo pedidos por telefone de tudo, de máquinas de lavar a ovos – antes de fazer sua jornada semanal de 7 horas para a capital do Alasca para estocar. É o maior desafio para uma mercearia, que precisa transferir uma quantidade enorme de ações para obter margens de lucro notoriamente reduzidas.
“É uma forma de arte, não uma ciência”, disse Parker ao The Hustle , explicando como ele consegue prever a demanda louca semana a semana.
“A cidade pode ter um balanço de 100 galões na demanda por leite de uma semana para a outra sem nenhuma explicação do porquê. Uma semana, ninguém quer leite integral; na próxima semana, todo mundo quer 2%. ”
Além disso, Parker não pode se recompensar marcando preços a alturas que seu notável trabalho e esforço logístico talvez justifiquem. Uma dúzia de ovos na Toshco custa US $ 7,99, restando apenas US $ 3,50 para cobrir os custos de manutenção de barcaças, mão-de-obra, refrigeração, planejamento logístico e gasolina.
“Não posso marcar algo em 5x porque eles sabem exatamente quanto custa na Costco”, disse Parker, explicando como os preços da Costco mantêm sua honestidade.
“A Toshua praticamente salvou a cidade”, diz o prefeito Casipit. “Eu realmente não sei o que teríamos feito sem ele.”
“É como o Natal quando a carga chega aqui”, diz Parker. “Todo mundo está esperando por isso. As notícias saem e todos parecem saber quando está chegando.
Fonte: Good News Network
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