Você tem o costume de ler a embalagem do produto antes de comprá-lo no supermercado? E as letrinhas miúdas? Pois este hábito deveria ser corriqueiro no seu dia a dia.
Isso porque vários fabricantes podem estar literalmente te enganando ao “esconder” detalhes importantes do produto em seus rótulos. Duvida? Listamos abaixo 5 exemplos onde isso acontece com muita frequência:
1) Néctar ou Néctar misto?
Recentemente alguns fabricantes de suco tem adicionado maçã em seus néctares barateando a produção e, consequentemente, perdendo qualidade. Fique atento às nomenclaturas para não ser enganado pela embalagem. Quando o produto for classificado como néctar misto é porque ele deve ter maçã em sua composição.
2) Muçarela de búfala
A maioria das marcas colocam na própria embalagem (mas com letras miúdas, claro) que a muçarela de búfala tem 80% de leite de vaca.
3) Molho de mostarda
Os ingredientes que aparecem primeiro nas embalagens são os que estão presentes em maior quantidade. Portanto, se estiver escrito na embalagem: água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda, tenha certeza de que seu molho está longe de ser de mostarda.
4) Cerveja de milho
Segundo a lei alemã de pureza, cervejas devem ser feitas apenas com água, cevada e lúpulo. O Ministério da Agricultura pensa diferente por aqui, sendo que outros ingredientes podem ser adicionados à bebida desde que não ultrapassem 45% de sua composição. A maioria das cervejas brasileiras que trazem na embalagem o uso de cereais não maltados, são feitas com até 50% de milho.
5) Requeijão
O que deveria ser feito apenas com derivados de leite às vezes vem com derivados vegetais, como amido, descritos em letras bem pequenas na embalagem.
Fonte: Catraca Livre
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.