Os contos de fadas são, provavelmente, as primeiras histórias que nós conhecemos quando crianças. Seja através de livro, filme, ou até mesmo contada pelos nossos pais, a magia dessas histórias caminham com a gente pela vida inteira. É difícil conhecer alguém que não saiba quem é a Chapeuzinho Vermelho, O Pinóquio, A Branca de Neve, entre outros personagens icônicos. Contudo, depois de adultos, esses contos acabam virando apenas lembranças passadas.
Querendo instigar a fantasia de dentro dos adultos, foram criadas muitas adaptações desses contos de fadas para os mais velhos. Inclusive, a maioria não é recomendada para crianças, devido ao conteúdo macabro. Confira a lista com algumas dessas adaptações:
1 – Alice – Alice no País das Maravilhas
Os alemães fazem adaptações um tanto quanto sombrias dos contos de fadas. Alice é uma adaptação bem mais pesada baseada em Alice no País das Maravilhas. Esse filme leva o conto de fadas de Alice e suas loucas aventuras em uma história insana que é difícil de acreditar (e assistir até o fim). Apesar do enredo ser diferente, todos os personagens aparecem nessa adaptação de 1988, dirigida por Jan Scabkmajer.
2 – O Fantasma da Ópera – A Bela e a Fera
A história deste musical/filme é sobre uma mulher que começa a trabalhar e apresentar na Ópera. Existe um rumor de que o lugar é assombrado pelo fantasma de um rapaz que foi ferido naquele local. Acontece que este rapaz está, na verdade, emocionalmente machucado e ele mora debaixo do palco, esperando ser amado por alguém. O fantasma da Ópera é, no fim das contas, uma adaptação clássica de A bela e a fera – provavelmente a mais famosa.
3 – A Fera – A Bela e a Fera
A história de uma pessoa bonita se apaixonando por uma pessoa “feia” é bem recorrente na ficção. O filme A Fera é mais uma adaptação do conto de fadas A Bela e a Fera. Nessa versão, a história acontece no mundo moderno. Uma mulher linda sofre bullying de um homem bonito e saudável. Acontece que a mulher é uma bruxa, e roga um feitiço no rapaz, transformando-o em um cara cheio de tatuagens e piercings. Se ele não encontrar alguém para amar, ficará preso ao feitiço para sempre. Você já deve saber como essa história acaba.
4 – A.I. (Inteligência Artificial) – Pinóquio
Hoje a tecnologia é tão avançada que está, lentamente, tirando o emprego de muitas pessoas. É algo inevitável. A DreamWorks Pictures decidiu explorar esse conceito e abordar uma conexão emocional entre o ser humano e a inteligência artificial. É a partir disso que surgiu a história de A.I., que é sobre um menino robô que tenta encontrar o amor e a aceitação da sociedade que o rejeita. O filme tem a história paralela ao conto de fadas do Pinóquio. Entretanto, a conexão não é explícita.
5 – Freeway (Sem Saída) – Chapeuzinho Vermelho
Como a maioria dos filmes da lista, Freeway é voltado para um lado mais sombrio dos contos de fadas. No filme, a jovem Vanessa (Reese Witherspoon) sempre se mete em encrencas. Quando o serviço social tenta levá-la, ela consegue fugir e pega carona com Bob Wolverton (Kiefer Sutherland), um serial killer. No final, ela consegue escapar e chegar até a casa de sua avó.
E aí, vocês já assistiram esses filmes sabendo que eram adaptações de contos de fadas? Deixe nos comentários.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.