Para a nossa sorte, hoje em dia temos milhares de produções cinematográficas e isso é um prato cheio para os seriadores como nós. Temos os tão comentados filmes de terror, comédia, ação, ficção científica, romances e diversos outros gêneros, e o melhor de tudo é que nesses todos podemos encontrar algum longa que se diz baseado em fatos reais. Assistimos cada um deles um pouco mais empolgados por esse simples fato e durante a sua passagem ficamos tentando entender melhor como aquilo ocorreu na vida real. Mas será que todos são realmente inspirados em alguma história real? Talvez não e isso nos deixa muito confusos.
Pensamos um pouco sobre isso e ficamos extremamente curiosos a respeito dessas produções e, por esse motivo, a redação da , juntamente com a Entre Séries e Sagas resolveu procurar por filmes que se disseram ser baseados em fatos reais mas na verdade não passam de uma tremenda farsa. Acreditamos que todos vão ficar chocados, assim como nós ficamos com o resultado que obtivemos. Então, sem mais delongas, confiram com a gente essa lista e compartilhe com seus amigos para que todos possam ficar sabendo.
1- A Bruxa de Blair
Esse filme talvez tenha sido a melhor campanha de marketing da história do cinema. O filme de terror mostra a história onde há uma fita VHS perdida por três estudantes de cinema, que simplesmente desapareceram sem deixar nenhuma pista. A campanha teve o início na internet, com o lançamento de um site que apresentava a história como sendo algo real. Tudo era muito assustador e a fama logo se espalhou. Quando a história finalmente chegou, o sucesso foi imediato e logo conseguiu a marca de US$ 248,6 milhões nas bilheterias mundiais, enquanto o orçamento foi de apenas US$ 60 mil.
2- Fargo
Logo no começo do filme, recebemos a seguinte mensagem: “Esta é uma história real. Os eventos retratados neste filme ocorreram em Minnesota em 1987. A pedido dos sobreviventes, os nomes dos personagens foram trocado”. Mas isso é tudo mentira. O próprio Joel Coen, um dos diretores que trabalharam na gravação do longa revelou o porque dessa introdução. “Se o público acreditasse que o filme era baseado em algo real, isto nos daria permissão para criar situações que de outra forma não seriam aceitas”. Ele estava, provavelmente, se referindo às siruações absurdas e bem violentas retratadas no longa.
3- Isto é Spinal Tap
Seguindo a linha dos Mockumentaries, Rob Reiner foi um dos diretores do desse filme que ficou marcado como um dos maiores ícones dos anos 1980. O filme acompanha os bastidores de uma turnê do Spinal Tap, uma banda de heavy metal.
4- Atividade Paranormal
O filme de suspense/terror que ganhou as telas de cinema do mundo inteiro também se encaixa na lista. Ele usa o formato found footage e conta com poucos efeitos especiais, explorando mais o medo do que você não é capaz de ver. O filme sucesso de bilheteria não se baseia em fatos reais.
5- Os Estranhos
Este é outro filme que não se baseou em fatos reais, como afirma. O próprio diretor revelou sobre a história. “Uma noite, quando meus pais estavam fora, alguém bateu na porta da frente e minha irmã caçula atendeu. Eram algumas pessoas que procuravam por alguém que não morava lá. Depois fui saber que eles estavam batendo nas portas das casas ao redor e, se ninguém respondia, eles invadiram para assaltá-la”. E isso também acontece no filme.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.